Terça-feira, Maio 28, 2024
23.4 C
Lisboa
More

    Georges Chicoti: Executivo tem dado passos concretos na promoção dos Direitos Humanos

    O Executivo angolano tem dado passos concretos em matéria de Direitos Humanos, graças aos mecanismos e instituições instauradas, que visam garantir a todos a plena realização dos seus direitos, segundo o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

    O governante discursava hoje, terça-feira, na abertura do Seminário Nacional sobre o Reforço das Capacidades da Comissão Intersectorial para a Elaboração dos Relatórios dos Direitos Humanos, a decorrer até quinta-feira, em Luanda.

    Georges Chikoti argumentou que estes passos visam uma sociedade mais humanizante, construída de forma pacífica, justa e verdadeiramente democrática.

    Acrescentou que as autoridades angolanas estão conscientes de que um longo caminho há ainda por percorrer, frisando que, com as eleições de 2012, Angola tem estado a dar provas da consolidação do Estado Democrático e de Direito.

    Por outro lado, realçou a importância de todos angolanos terem uma formação que lhes permita conhecer os seus direitos, por forma a contribuírem na construção de uma cultura racional de defesa e promoção dos Direitos Humanos.

    Neste sentido, o ministro considerou o seminário de ferramenta para auxílio à aquisição de conhecimentos por todos que têm a responsabilidade não só de transmitir a sua experiência sobre os princípios básicos dos Direitos Humanos, mas também de elaborar os relatórios referentes aos compromissos assumidos internacionalmente por Angola neste domínio.

    De igual modo, o ministro considerou como importante o reforço do desenvolvimento de um diálogo interactivo com a sociedade civil, que tem um papel fundamental na formação das populações em matéria de Direitos Humanos.

    Durante três dias, técnicos ligados à Comissão Intersectorial para a Elaboração dos Relatórios dos Direitos Humanos (CIERDH) vão abordar o tema com o apoio de especialistas de distintas áreas.

    À sessão de abertura assistiram, respectivamente, os representantes do escritório regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Marco Kalbush, e das Nações Unidas em Angola, Maria do Valle Ribeiro.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem compete com o Brasil pela liderança do ‘Sul Global’?

    Uma oportunidade para brilhar. É assim que diversos meios de comunicação e analistas internacionais enxergam o período atual da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema