Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    França apela a “trégua imediata e duradoura” na Faixa de Gaza

    A ministra dos Negócios Estrangeiros francesa Catherine Colonna iniciou a 17 de Dezembro uma digressão pelo Médio Oriente. Em Israel este domingo, a ministra apelou a “novas tréguas imediatas e duradouras” na Faixa de Gaza, um dia depois de o exército israelita ter morto, “por engano”, três reféns do Hamas.

    A ministra dos Negócios Estrangeiros francesa iniciou hoje uma digressão pelo Médio Oriente e visitará o Líbano na segunda-feira. Assim que chegou a Israel, Catherine Colonna apelou a “novas tréguas imediatas e duradouras” na Faixa de Gaza, onde pelo menos 36 pessoas morreram durante a madrugada em bombardeamentos israelitas nos campos de refugiados de Jabalia e Deir al Balah, segundo as equipas de emergência no terreno.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Eli Cohen, qualificou de “erro” qualquer apelo a um cessar-fogo, que seria, nas suas palavras, uma “prenda para o Hamas”.

    No dia anterior, a 16 de Dezembro, o exército israelita matou a tiro três reféns do Hamas, assumindo que as mortes ocorreram “por engano” durante uma operação num dos bairros de Gaza.

    As famílias dos reféns reuniram-se na mesma noite, em tel Aviv, para exigir um plano de negociações com o Hamas.

    Corredor humanitário aberto na fronteira com Israel

    Um primeiro corredor humanitário foi aberto a 17 de Dezembro para a Faixa de Gaza pela passagem israelita de Kerem Shalom, anunciou fonte do Crescente Vermelho egípcio.

    No total, 79 camiões terão começado entrar no enclave palestiniano, segundo a mesma fonte do Crescente Vermelho egípcio, que requereu anonimato.

    O ministério da Defesa de Israel anunciou, este domingo, que “a partir de hoje, os camiões de ajuda humanitária da ONU serão submetidos a controlos de segurança e transferidos para Gaza pelo ponto de passagem de Kerem Shalom, em conformidade com o acordo concluído com os Estados Unidos”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema