Quarta-feira, Maio 15, 2024
17.9 C
Lisboa
More

    FAF não dispensou jogadores do Libolo

    A Federação Angolana de Futebol (FAF) não autorizou a dispensas dos jogadores Carlitos e Adawa, do Recreativo do Libolo, dos trabalhos da Selecção Nacional que defrontou no passado domingo, em Harare, a sua congénere do Zimbabwe, em jogo referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase final do CAN do próximo ano, faz saber uma nota do vice-presidente para as selecções nacionais, José Luís Prata, endereçada ao Jornal dos Desportos. A posição de José Luís Prata resulta da entrevista dada ao site oficial do Recreativo do Libolo pelo presidente Rui Campos e retomada pelo JD, em que este afirmara que o lateral Carlitos justificou em tempo a sua ausência da convocatória de Gustavo Ferrín.

    “A FAF nunca aceitou e autorizou a dispensa dos mesmos (Carlitos e Adawa). Até à nossa partida para estágio, nem antes nem depois, nunca os ditos atletas tiveram a hombridade e consideração de falarem com quem de direito, os intervenientes directos, técnico, médico, Gabinete Técnico das Selecções Nacionais e a direcção FAF. Soube hoje (ontem) pelo secretário-geral, que somente o atleta Carlitos veio à FAF justificar a sua ausência, precisamente um dia depois do jogo se ter realizado. É elucidativo”, lê-se na nota de José Luís Prata. José Luís Prata disse ainda que em momento algum a FAF comentou a ausência dos dois jogadores e que o próprio técnico do Recreativo do Libolo, Zeca Amaral, que assistiu a uma das sessões de treino dos Palancas, afirmou na altura desconhecer as razões da não apresentação de Carlitos e Adawa para os trabalhos da selecção.

    “A FAF não comentou uma única vez, perante a comunicação social, a ausência do Carlitos e do Adawa. A selecção apresentou-se e a comunicação social limitou-se a noticiar a ausência destes dois jogadores, aliado ao facto do seu técnico, Zeca Amaral, ter estado a assistir a um dos treinos da selecção, o que é de louvar e agradecer, e desconhecer ele próprio a ausência dos mesmos.”

    ESTÁVAMOS TODOS
    CONCENTRADOS
    A nota do vice-presidente para as selecções nacionais da FAF realça que a “agenda desportiva da FAF é regulada e assumida por nós e em nenhum momento esteve na nossa mente falarmos dos ausentes, sejam estes ou outros quaisquer jogadores, pois só faz falta quem está presente e nós estávamos totalmente concentrados no jogo com o Zimbabwe”. A nota realça também que “foi orientado e assumido pela FAF que os jogadores primeiro que tudo tinham que se apresentar e só depois nós, técnico, médico e direcção da FAF nos pronunciávamos e tomávamos uma decisão, depois de conversar com os jogadores e Adawa ser visto pelo Dr. Pedro Miguel”.

    VICE-PRESIDENTE
    Prata está contra
    atitude dos atletas

    O vice-presidente da FAF para as selecções nacionais, José Luís Prata, lamentou o comportamento dos atletas Carlitos e Adawa, que não responderam à convocatória de Gustavo Ferrín, quando um dia antes, aquando do jogo com o 1º de Agosto para a 22ª jornada, os mesmos estiveram com o seleccionador em Calulo. “É lamentável que os dois jogadores tenham estado com o seleccionador nacional em Calulo, dia 26 Agosto, aquando do jogo com o D´Agosto, e não terem a hombridade e honestidade de informarem ou mesmo pedirem ao seleccionador nacional a sua dispensa. Por exemplo, o Adawa entregou o documento datado de 25 Agosto.”

    José Luís Prata esclarece igualmente na nota enviada ao JD que “de acordo com a Lei da FIFA e Regulamentos da FAF, os jogadores foram convocados para se apresentarem na FAF no dia 29 Agosto, às 20h00, para seguirem para estágio, no hotel Alvalade”. “Um dia antes, concretamente no dia 28 Agosto à tarde, o senhor Augusto, director do Libolo, entrega dois documentos, um do Adawa, assinado pelo Dr. Marcos Fonseca (médico do clube e o clube sabia da carta), com data de 25 Agosto, e outro assinado pelo jogador Carlitos e sem data, a pedirem a sua dispensa da selecção”, continuou Luís Prata.

    Em função disso, segundo a mesma nota, “foi dito pessoalmente por mim (José Luís Prata) ao senhor Augusto, que os mesmos, de acordo com lei da FIFA e os Regulamentos da FAF, concretamente Art. 111, citação (‘nenhum jogador pode recusar o seu concurso às selecções oficialmente autorizadas, nem faltar aos treinos, salvo casos de impossibilidade absoluta e devidamente comprovada e aceite pela FAF’ – fim de citação), deviam, tinham obrigação de se apresentar na FAF de acordo com a norma existente e depois de analisadas as suas situações, nós íamos tomar a decisão de acordo com os superiores interesses do atleta, do clube, da selecção e do País”. PA

    Presidente da fafusa
    Noé Alexandre visita associados

    Os membros de direcção da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), no âmbito do seu programa de visitas e apoio aos seus filiados, trabalham, a partir de hoje até domingo, nas regiões Centro e Sul do país, soube ontem o Jornal dos Desportos do vice-presidente para a massificação e velhas guardas, Eliseu Major. Eliseu Major disse que o presidente Noé Alexandre e a vice-presidente para o futebol feminino, Santa Isabel, deslocam-se ao Namibe, no sábado, e no domingo à Huíla, respectivamente. O “número um” do futsal angolano vai oferecer à associação do Namibe um lote de material desportivo para a massificação (sapatilhas, calções, camisolas e meias) e meios informáticos para ajudar no trabalho administrativo do órgão que superintende a modalidade na região.

    A presença dos responsáveis da FAFUSA no Namibe é igualmente aproveitada para agradecer à APFS local por ter subscrito a candidatura do elenco de Noé Alexandre que concorreu sozinho nas eleições realizadas no passado dia 21 de Julho, segundo ainda Eliseu Major. “Gostava de dizer que no âmbito do nosso programa de acção, alguns membros da FAFUSA trabalham a partir de amanhã (hoje) até domingo em algumas províncias do Centro e Sul do país. Trata-se do Namibe, Huíla, Bié e Huambo, sendo que o presidente de direcção, Noé Alexandre, e a vice-presidente para o futebol feminino, Santa Isabel, visitam as regiões da Huíla e do Namibe”, disse. A visita que os membros da direcção da FAFUSA efectuam aos associados, a partir de hoje, é a primeira desde que foram eleitos para dirigir os destinos do futebol de salão no quadriénio 2012/2016.PA

    FUTSAL
    Secretário-geral
    trabalha no Huambo

    A visita dos membros da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA) à região Centro e Sul do país começa hoje na província do Huambo, onde vão trabalhar o secretário-geral e o presidente do Conselho de Arbitragem, respectivamente João Andrade Dinis e João Teixeira. À semelhança do Namibe, a APFS do Huambo vai ser contemplada com material informático, conforme declarações de Eliseu Major. Um dia depois da visita ao Huambo, João Andrade e João Teixeira vão trabalhar, com o mesmo propósito, na província do Bié. Ainda no Bié, os responsáveis federativos vão discutir com os membros da APFS local, a possibilidade da província organizar no final de Novembro próximo, início de Dezembro, a XVII edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino e o XII em Feminino.

    A província do Uíge é o próximo destino dos membros da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA). A visita, segundo o programa, está agendada para o proximo fim-de-semana. O vice-presidente da FAFUSA para a massificação e velhas guardas, Eliseu Major, informou que a visita às províncias do Moxico, Malange, Kwanza-Sul, Bengo, Kwanza-Norte e Benguela acontecem entre a segunda quinzena do corrente e Outubro próximo.

    Fonte: Jornal dos Desportos

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema