Quinta-feira, Maio 2, 2024
16.2 C
Lisboa
More

    Executivo tem apostado na formação de quadros militares

    Luanda – O Executivo angolano tem apostado na construção de Forças Armadas bem apetrechadas, altamente preparadas e aptas a desempenhar as mais variadas missões, garantiu hoje, em Luanda, o ministro da Defesa nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem.

    O governante afirmou o facto quando discursava no acto comemorativo do IV aniversário da criação do Instituto Superior Técnico Militar, decorrido nesta instituição, localizada no Campo Militar do Grafanil.

    De acordo com Cândido Van-Dúnem, não se pode pensar em crescimento e desenvolvimento, se não se prestar uma atenção especial na formação de recursos humanos.

    “É nesse ensejo e obedecendo a uma visão estratégica de futuro, que alunos oriundos de vários pontos do país, independentemente da sua origem social, estão a ser formados neste instituto, com o propósito de serem cidadãos potencialmente úteis às FAA e à pátria angolana”, argumentou.

    O governante apelou aos cadetes (alunos militares) a observarem permanentemente valores da cidadania, disciplina, do rigor e empenho, por serem factores fundamentais para se forjar a personalidade de qualquer cidadão, particularmente os quadros da defesa.

    Asseverou que todos que servem na instituição de ensino militar têm a obrigação ética e moral de praticarem diariamente os valores e princípios de patriotismo, organização, aprumo, pontualidade, lealdade e camaradagem.

    “Devemos ter sempre presente que um quadro superior não se deve orgulhar somente por ter um título académico, para ostentação, mas sim orgulhar-se em pôr na prática os conhecimentos adquiridos em prol da pátria, pois é da sua formação que o país precisa, para resolver os problemas que vão resultar no bem-estar de todos”, pontualizou.

    Exortou ainda aos cadetes para que nos tempos livres observem também os valores da partilha, igualdade, bem como adquiram e pratiquem o conceito de camaradagem e solidariedade, porque é fundamental cimentar a coesão de todo um conjunto que são as FAA e que na verdade, são uma grande família de militares e não só.

    O acto foi  marcado pela entrega de estímulos aos mais destacados trabalhadores militares e civis do ISTM, desfile de tropas (cadetes) e demonstrações de tácticas militar.

    Assistiram ao mesmo, a ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, o chefe do Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, oficiais generais e superiores dos três ramos das Forças Armadas, adidos de defesa acreditados no país e convidados.

    O ISTM é uma instituição militar de ensino superior universitário, vocacionada para o estudo, docência, investigação científica e tecnológica, dotada de autonomia estatutária científica e pedagógica.

    Fundado a 15 de Maio de 2008, o ISTM tem a missão de formar quadros superiores militares nacionais e estrangeiros, por um período de seis anos nos cursos de engenharias mecânicas, electrotecnia, informática, construção e fortificação, bem como medicina.

    No presente a instituição alberga 800 alunos nos diversos cursos.

    No âmbito da cooperação com os PALOP, estão a frequentar os cursos  34 cadetes estrangeiros, sendo treze da República de Moçambique, oito de Cabo Verde, sete da Guiné-Bissau e seis de São Tomé e Príncipe.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chuvas afetam fase final da safra de soja e milho do Rio Grande do Sul

    As chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul trouxeram prejuízos para lavouras de soja e milho, ainda que a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema