Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Executivo reitera apoio à produção nacional

    O secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, reiterou esta sexta-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, que o Executivo angolano vai continuar a implementar políticas que visam o apoio à produção nacional, para dinamizar a auto-suficiência alimentar no país e reduzir em grande medida às importações.

    Discursando no acto de entrega de 20 camiões a igual número de Operadores de Transportes de Mercadorias (OTM), para o escoamento de produtos agrícolas do campo para os centros de consumo, Amadeu Nunes disse que o Executivo está determinado na criação e/ou incentivo de uma cadeia de produção, para permitir que o produto chegue com qualidade e a preços acessíveis n o mercado.

    Destacou o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), aprovado em Janeiro de 2021, para a aquisição de 500 carrinhas de apoio ao escoamento da produção nacional, como oportunidade do desenvolvimento da cadeia de distribuição rural e consequentemente dos sectores que se colocam a montante a jusante do mesmo, com maior incentivo de agentes comerciais agregadores.

    Reiterou que actualmente, no que diz respeito a produtos agrícolas, mais de 90 por cento do que é consumido provém da agricultura familiar, logo, estes factores são importantes para estimular os produtores.

    Segundo o responsável, o potencial da produção agro-pecuária exige do Comércio e da Indústria, o rápido acompanhamento do ascendente da produção nacional, através da implementação da rede primária de processamento e armazenamento.

    Por isso, prosseguiu, atendendo a transversalidade e o sentido de alcance do PIDCR e do desafio voltado a resiliência da potencialização do escoamento da produção nacional, estão em curso a implementação de armazéns rurais, que contarão com uma componente micro, dedicada à conservação e processamento de diversos produtos do campo.

    “Nesta senda, vamos privilegiar a entrega de mil motorizadas de três rodas para o transporte de cargas diversas nas zonas de difícil acesso, que vai abranger todas as províncias, contribuindo assim para mais de dois mil empregos directos”, disse.

    Amadeu Nunes, sublinhou que o Governo angolano entende que para o incremento da capacidade produtiva nacional, implica uma aplicação eficaz e mais intensiva de capital nos sectores sociais, dos transportes de mercadorias e logística, daí os apoios que aos produtores nacionais.

    Para além da Lunda Norte, o PIDCR já beneficiou operadores das províncias do Cuanza Sul, Benguela, Bengo, Cuanza Norte, Uíge, Huambo, Huíla, Cabinda, Malanje, Namibe, Cunene e Lunda Sul.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema