Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    EUA e UE endurecem controles de emissões para veículos

    (DPA)
    (DPA)

    Em resposta a escândalo de gases poluentes da VW, autoridades americanas e europeias pretendem acirrar testes para automóveis. Em vez de laboratórios, a partir de Janeiro, carros passarão a ser avaliados em estradas.

    Em carta enviada aos fabricantes de automóveis, a agência de protecção ambiental dos Estados Unidos EPA informou que pode exigir testes adicionais para automóveis. Tais verificações avaliariam se as regras de emissões estariam a ser cumpridas sob condições normais de condução na estrada – e não somente em laboratórios.

    “Nós não vamos dizer de que testes se trata. Eles não precisam saber disso”, declarou o chefe do sector de Transporte e Qualidade do Ar na EPA, Chris Grundler.

    Também a comissária europeia da Indústria, Elzbieta Bienkowska, anunciou um procedimento consequente. “Nossa mensagem é clara: estrito cumprimento das regras e tolerância zero para a fraude.”

    A União Europeia (UE) desenvolveu testes de emissões para avaliar o desempenho dos carros nas estradas. Eles deverão ser introduzidos a partir de Janeiro.

    Valores até 40 vezes maiores

    Uma porta-voz da Comissão Europeia assinalou, no entanto, que as autoridades em Bruxelas seriam responsáveis somente pelo marco regulatório: a implementação ficaria a cargos dos diversos Estados-membros.

    Há uma semana, a EPA revelou que a fabricante alemã de automóveis Volkswagen teria instalado um software em modelos a diesel para burlar os sistemas de controle de emissões de gases poluentes. O programa reconhece se o carro está andar sobre uma esteira de testes e regula o motor de forma a que os limites sejam respeitados.

    Assim, nas avaliações de veículos com motor a diesel foi medida uma quantidade muito menor de óxidos de nitrogénio do que no funcionamento regular – aqui os valores são até 40 vezes maiores que os indicados. Segundo a VW, o programa foi instalado num total de 11 milhões de automóveis da empresa em todo o mundo. (dw.de)

    CA/afp/rtr

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Aquisição de combustível reduz cerca de 21% no 1º trimestre

    O país adquiriu 1.230 mil 623 toneladas métricas (TM) de combustíveis líquidos para a comercialização, durante o primeiro trimestre...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema