Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Esperança de vida dos angolanos aumentou para 61 anos

    A esperança de vida em Angola aumentou para 61.8 anos, revela um estudo apresentado em Luanda, em cerimónia presidida pelo coordenador residente da Organização das Nações Unidas e representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola.Entre 1990 e 2017, a esperança de vida à nascença em Angola aumentou 20,1 anos.

    A esperança de vida em Angola aumentou, fazendo com que o país alcançasse a classificação “média” no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, depois de anos em “baixa”, revela um estudo apresentado publicamente em Luanda, em cerimónia presidida pelo coordenador residente da Organização das Nações Unidas e representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Paolo Balladelli.

    O estudo “Actualização estatística dos Indicadores e Índices de Desenvolvimento Humano de 2018”, apresentado no auditório do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), revela que uma criança nascida em Angola tem uma esperança de vida de 61.8 anos, isto é, 20.5 anos a menos, quando comparada com uma criança nascida na Noruega (IDH 0.953), um país com a primeira posição no IDH, e 9.6 anos de vida a mais que uma criança nascida na Serra Leoa (IDH 0.419).

    O valor do IDH de Angola, no ano passado, foi de 0.581 – colocando-o na categoria de País de Desenvolvimento Humano Médio, na posição 147 do total de 189 países e territórios, de acordo com o estudo. Entre os anos 2000 e 2017, o valor do IDH de Angola aumentou de 0.387 para 0.581, um aumento de 50,2 por cento. Entre 1990 e 2017, a esperança de vida à nascença em Angola aumentou 20.1 anos e os anos esperados de escolaridade aumentaram 8.0 anos, refere o estudo. Além disso, entre 1999 e 2017 a média de anos de escolaridade aumentou 0.7 anos.

    Por outro lado, o rendimento nacional bruto (RNB) per capita de Angola aumentou cerca de 182,4 por cento entre 1990 e 2017. O estudo esclarece que, quando o valor do IDH de Angola (0.581) é descontado pela desigualdade, o IDH reduz para 0.393, uma perda de 32,4 por cento, devido à desigualdade na distribuição dos índices de dimensão do IDH.

    Angola perde duas posições na classificação do IDH quando o RNB per capita é ajustado à desigualdade, segundo o estudo. A perda média causada pela desigualdade para países com IDH médio é de 25,1% e para a África Subsariana é de 30,8 por cento.

    No âmbito da igualdade de género, a publicação refere que as mulheres angolanas têm maior esperança de vida à nascença (64.7 anos) em relação aos homens (59 anos). Entretanto, os homens têm mais anos de escolaridade (12.7) comparativamente as mulheres (11.0), bem como uma renda per capita superior com 6.546 dólares contrariamente as mulheres com 5.063 dólares. Em 2017, as mulheres tiveram uma participação no Parlamento de 30,5 por cento, que foi inferior a 2015, com 36,8 por cento.

    Compromisso do Executivo

    O Executivo garante às Nações unidas que a execução do programa de governo tem um conjunto de desafios que vão promover o desenvolvimento humano até 2022. De acordo com o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, o programa do Governo reforça a consolidação da paz e da democracia e preservação da unidade e coesão nacional.

    “Não obstante o progresso alcançado, com a subida de Angola no ‘ranking’ mundial no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), há que reconhecer a existência de grandes e importantes desafios para que o país se aproxime dos objectivos que aspira, o de pertencer, até 2025, ao grupo dos Países de Desenvolvimento Humano Elevado, com índice superior a 0,70”, disse.

    Na ocasião, Paolo Balladelli, coordenador residente da Organização das Nações Unidas e representante residente do PNUD em Angola, reconheceu que o país tem melhorado progressivamente a sua posição, passando da categoria de baixo, para médio no Índice de Desenvolvimento Humano. (Jornal de Angola)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema