Domingo, Maio 12, 2024
15 C
Lisboa
More

    ENAD aposta na modernização

    Foto: Contreiras Pipa
    Foto: Contreiras Pipa

    A Escola Nacional da Administração Pública (ENAD) prevê a moderni­zação e mobilização da ad­ministração pública, com vista a preparar os pro­fissionais que já estão em serviço, bem como os que vierem a ser recrutados.

    Segundo um documento do Enad, o objectivo deste programa é promover a mobilidade horizontal e vertical dos funcioná­rios públicos, de modo a reequilibrar o número de efectivos, adequando aos programas e prioridades a serem definidos.

    O Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) para o biénio 2013/2014 vai identificar as necessidades da procura que abrange a população e as áreas gerais de de­sempenho que requerem aquisição de competências técnicas e comportamen­tais, da administração pública, com vista à sua modernização.

    O documento refere ainda que foram propos­tas duas medidas políticas específicas para tornar possível a criação de um sistema integrado de formação da administra­ção pública central e local e a revisão do regime de carreiras e chefias.

    Refere também que fo­ram identificadas algumas áreas que constituem prio­ridades, as competências técnicas e comportamen­tais exigidas no âmbito do inquérito realizado pela Escola Nacional de Forma­ção (ENFO), que corres­ponde o conhecimento de administração e gestão, sistema de informação e informática, de recursos humanos, técnicas de pla­neamento, programação e capacidade de comuni­cação, ética e sentido de responsabilidade e traba­lho de equipa.

    No âmbito das medidas específicas de políticas do Pnfq, propõe curso de formação diferenciados para as diversas categorias de funcionários públicos, com vista a desenvolver as com­petências técnicas e com­portamentais exigidas pelo desempenho profissional característico de uma admi­nistração pública moderna.

    Já as medidas gerais de políticas, o Sistema Integrado de formação da Administração Pú­blica (SIFAP), Comis­são de Coordenação da Formação e Fundo de Formação, a operaciona­lização do Pnfq carece de um sistema integrado de formação e como con­tributo desta definição propõem-se os elementos constituintes deste siste­ma, que podem servir de base para a elaboração de um diploma legal ou um documento orientador a aprovar pelo Governo, sobre a política de for­mação profissional na Administração pública.

    No que concernente à formação e capacitação de quadros de apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento empresa­rial, um dos objectivos do desenvolvimento económi­co na Estratégia Nacional do Desenvolvimento de longo prazo (Angola 2025) refere sobre “desenvolvi­mento de uma economia de mercado”.

    Para a formação de diri­gentes de topo actuais, pre­coniza-se uma formação de alto nível a ser presidida possivelmente pelo Ma­pess e MAT, no quadro da formação sobre matérias estratégicas. (Jornal de Economia & Finanças)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema