Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Empresários brasileiros e americanos pedem aproximação entre Biden e Bolsonaro

    Representantes do setor privado do Brasil e dos Estados Unidos divulgaram uma carta, nesta segunda-feira, em que pedem aos presidentes dos dois países —Jair Bolsonaro e Joe Biden — o aprofundamento da agenda bilateral. Um dos pontos destacados é a manutenção do apoio de Washington ao ingresso do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    A candidatura brasileira à OCDE recebeu a aprovação do ex-presidente Donald Trump logo no início do mandato de Jair Bolsonaro, durante uma visita do presidente brasileiro aos EUA em março de 2019. Porém, com a troca de comando na Casa Branca e o esfriamento das relações bilaterais, há dúvidas se Joe Biden continuará ao lado do Brasil.

    “Encorajamos os presidentes Bolsonaro e Biden a aprofundar os recentes ganhos de política comercial no âmbito bilateral, com vistas a restaurar o comércio e os investimentos mútuos aos patamares pré-crise e a contribuir para a criação de empregos”, diz um trecho da carta, assinada por entidades empresariais como a Câmara Americana de Comércio (Amcham), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outras.

    No ano passado, o intercâmbio comercial entre Brasil e EUA registrou a pior marca em 11 anos. O fluxo de comércio, que é a soma de exportações com importações, de US$ 45,6 bilhões, caiu 23,8% em relação a 2019 e foi o menor resultado deste a crise financeira de 2009.

    Os investimentos também caíram. O fechamento da fábrica da Ford no Brasil é um exemplo concreto.

    O fortalecimento da cooperação em matéria de proteção ambiental e do clima e na superação da pandemia também se colocam como prioridades imediatas, ressaltaram os empresários. Segundo a carta, o setor privado segue pronto para trabalhar junto com os líderes de ambas as nações, para melhorar as relações bilaterais.

    “Ao iniciar 2021, em meio a uma grave pandemia, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar em conjunto com os governos dos dois países em uma agenda bilateral robusta e ambiciosa que impulsione o crescimento inclusivo e sustentável para todos os seus cidadãos”, destaca a carta.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema