Terça-feira, Maio 14, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Empreendedorismo chega a Cambiote

    Centenas de jovens empreendedores de Cambiote, da comuna da Calima, província do Huam­bo, estão em condições de relançar as suas actividades socioeconómicas, depois de terem re­cebido créditos e kits profissionais, ao abrigo do programa de Empreendedorismo na Comunidade, incrementado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS).
    Felisbela Miguel, 41 anos, é uma das comerciantes do mercado municipal que recebeu microcrédito para reforçar a sua actividade comercial e não tem dúvidas em afirmar que ele vai ajudar a superar as dificuldades financeiras com que se debate para diversificar o seu negócio. A empreendedora revelou ao Jornal de Angola que, numa primeira fase, vai preferir trabalhar sozinha e quando o volume de negócio aumentar promete empregar mais duas pessoas.
    “Os jovens que não tiveram a possibilidade de beneficiar desta ajuda, devem seguir o nosso exemplo, inscreverem-se e fazerem a formação para se habilitarem ao microcrédito e relançarem os seus negócios”, disse Felisbela Miguel, que se congratulou com a iniciativa do Executivo.
    Luciano Sapalalo, outro beneficiário que fez formação em gestão de pequenos negócios, recebeu o cartão multi-caixa que lhe dá acesso ao “Crédito Amigo”. “Estou satisfeito por receber o microcrédito e vou desenvolver a minha actividade de acordo com este apoio”, salientou. O jovem garantiu que se sente preparado para desenvolver o seu negócio de cantineiro e tem esperança que a venda de produtos melhore as condições de vida da família e da população da regedoria da Cambiote.
    “Com este microcrédito estou em condições de proporcionar pos­tos de trabalho”, referiu, ao mesmo tempo que desafiou os jovens a acreditarem no programa de empreendedorismo, para que possam ajudar no desenvolvimento da comunidade.
    O regedor da comuna de Cambiote, Albano Sambongue, disse que o lançamento do programa sobre empreendedorismo naquela comunidade demonstra a preocupação do Executivo no crescimento da comuna de Cambiote.
    Na sua opinião, os jovens debatem-se com várias dificuldades e por isso este tipo de medidas minora as dificuldades da juventude.

    “Com este tipo de acções, a comuna de Cambiote vai desenvolver-se rumo à estabilidade económica”, afirmou o regedor, que também considerou este gesto do Executivo uma ajuda, em grande medida, na eliminação da pobreza no seio da população.
    Administradora comunal da Calima, Guilhermina Carlos mostrou-se satisfeita com o programa de empreendedorismo na comunidade, por ser um incentivo que vai ajudar os jovens.
    Acrescentou que, com este programa, os jovens hoje já não precisam de procurar muito para conseguirem o primeiro emprego.
    “O acto a que assistimos é salutar para os próprios beneficiários” realçou, alertando-os a não se esquecerem de efectuar o reembolso, porque só assim é possível ajudar outros­jovens. “O Executivo está apostado na luta contra pobreza e a concessão de microcrédito é uma das formas de a combater”, concluiu Guilhermina Carlos.

    Oferta de livros

    A ocasião serviu ainda para os ministros de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente, e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto, procederam à oferta de 500 livros à biblioteca do centro de formação dos funcionários públicos do Huambo.
    Julião Neto, chefe do centro de documentação do MAPESS, referiu que foram doados ao centro diversas obras sobre administração pública, Lei Geral de Trabalho, formação profissional em Angola, protecção social obrigatória e regime jurídico das protecções familiares.
    O director do centro, Aniceto Tei­xeira, congratulou-se com a o­ferta: “Agradeço o gesto e a atitude do MAPESS e tenho a certeza de que várias instituições vão seguir este exemplo”, adiantou o chefe do centro do documentação.

    Milhares de contemplados

    O programa “Empreendedorismo na Comunidade”, lançado em Julho de 2008 no município do Cazenga, em Luanda, já atingiu um universo de 3.485 beneficiários directos e nove mil indirectos, num rácio de três beneficiários indirectos para cada um directo.
    “Apesar do esforço de fazer estes jovens entrarem para o mercado de trabalho, este programa ainda não consegue absorver grande parte deles por diversas razões”, disse Jacinto Ferreira, director da Incubadora de Empresa.
    O programa já concedeu créditos e kits oficinais aos jovens das províncias do Bengo, Cabinda, Huambo, Huíla, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Kuando-Kubango, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malange, Moxico, Namibe, Uíje e Zaire, faltando apenas as províncias de Benguela, Bié e Cunene. O Ministério da Administração  Pública, Emprego e Seguran­ça Social tem ensaiado programas de fomento de auto-emprego, com as componentes de formação institucional, desenvol­vimento de competências, assessoria jurídica para a formalização paulatina dos pequenos negócios, e a vertente de estágios, para complementar a formação ministrada em centros clássicos.
    O programa de empreendedorismo na comunidade tem como objectivo formar os empreendedores em gestão empresarial e empreendedorismo, para identificar junto das comunidades oportunidade geradoras de rendimentos, criando postos de trabalho, e oferecer produtos e serviços com valor agregado a nível das comunidades.
    O programa “Empreendedorismo na Comunidade” conta com a parceria do Banco Sol, no quadro da sua actividade de responsabilidade social, para o qual foi elaborado um pacote de crédito fácil, denominado “Micro Crédito Amigo”.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema