Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Eleições-2017: Líderes religiosos apelam para aceitação da vontade do povo

    Líderes religiosos na província do Cuanza Sul pediram, nesta quinta-feira, na cidade do Sumbe, a todos os partidos políticos que concorreram no pleito de 23 de Agosto à aceitar os resultados eleitorais, por se traduzir na “vontade do povo”.

    Em declarações à imprensa, o reverendo Pedro Nzau, da Igreja Bom Deus, referiu que os líderes dos partidos políticos devem aceitar os resultados definitivos a ser divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

    “Vamos continuar a orar para que Deus dê sabedoria àqueles que estiverem a frente do país, conseguindo ultrapassar as dificuldades que a maior parte da população angolana enfrenta e, também, fortalecer a nossa democracia“, sublinhou o reverendo.

    Por sua vez, Rosa Chitula, reverenda da Igreja IECA, pediu “mais calma” e que os políticos respeitem, de forma democrática, a vontade do povo e os resultados eleitorais, “porque o partido vencedor terá uma grande missão a cumprir perante o seu eleitorado”.

    “Seja qual for o partido vencedor, este governará para todos os angolanos”, realçou ainda Rosa Chitula.

    O MPLA lidera a contagem de voto nas 18 províncias do país com 61,05 por cento, a UNITA com 26,72, a CASA-CE com 9,49, PRS com 1,33, FNLA com 0,91 e APN com 0,50.

    As eleições de 23 de Agosto contaram com a participação de cinco partidos e uma coligação, nomeadamente MPLA, UNITA, CASA-CE, FNLA, PRS e APN, sendo que os resultados provisórios nacionais actualizados, disponibilizados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola, coloca o MPLA em primeiro lugar, com 61,05 por cento dos votos.

    Com maioria qualificada, o partido no poder em Angola vê, assim, eleitos os seus candidatos a Presidente e Vice-Presidente da República, João Lourenço e Bornito de Sousa, respectivamente, bem como 150 dos 220 deputados à Assembleia Nacional.

    Na segunda posição, surge o partido liderado por Isaías Samakuva, a UNITA, com 26,72 por cento dos votos escrutinados, o que lhe confere 51 dos 220 deputados eleitos. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema