Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    E ainda falam do Estado…

    CARLOS ROSADO DE CARVALHO Economista e Docente universitário (Foto: D.R.)
    CARLOS ROSADO DE CARVALHO
    Economista e Docente universitário
    (Foto: D.R.)

    Em Abril, contas mil. Devia ser assim em Angola, mas não é. De acordo com o calendário económico, em Março decorrem as assembleias gerais de accionistas das empresas organizadas sob a forma de sociedades anónimas.

    O que quer dizer que, em Abril, estão em condições de apresentar publicamente os resultados da sua actividade. Não sou perito em direito das sociedades, mas julgo que, em geral, a lei não obriga à divulgação pública de contas, apenas ao seu depósito na Conservatória de Registo Comercial. A excepção que confirma a regra são os bancos, a quem é exigido que publiquem o balancete num jornal de grande circulação.

    Esta é a ideia que tenho. À hora a que escrevo, não tenho como confirmar junto de nenhuma fonte, incluindo o Google, nos dias que correm a mãe de todas as fontes. O facto de as empresas não serem obrigadas a divulgar publicamente as contas respectivas não quer dizer que não o devessem fazer e, de preferência, em conferência de imprensa.

    O tempo em que as empresas apenas deviam satisfações aos accionistas já passou. Nas sociedades modernas, as empresas também são responsáveis perante os seus stakeholders, isto é todos aqueles que com elas se relacionam desde os trabalhadores aos clientes, passando pelos fornecedores e as próprias comunidades em que se inserem. Em Angola, os stakeholders não contam.

    Contam-se pelos dedos de uma mão as sociedades que divulgam publicamente as contas. Que me lembre, este ano, apenas a Sonangol, a Nossa Seguros, o BAI, o BIC e a ENSA se deram ao trabalho de o fazer. Embora a qualidade da informação prestada deixe muito a desejar, não posso deixar de saudar o gesto de reconhecimento da importância dos stakeholders. As outras estão-se a borrifar… e os seus accionistas e gestores ainda falam do Estado

    PS – Devido às férias do Francisco de Andrade, meu chefe de redacção adjunto e habitual titular deste espaço, calha-me a mim substituí-lo. Por isso esta semana e, provavelmente, na próxima não há 100 makas. Sem makas, yá? (expansao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema