Terça-feira, Maio 14, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Cuanza Sul: Sensibilização ajuda percepção sobre importância dos impostos

    (Foto: inacio sabino)
    (Foto: inacio sabino)

    O técnico da administração geral tributária do Ministério das Finanças, Alano Sicato, referiu hoje, no Sumbe, província do Cuanza Sul, que as campanhas de sensibilização sobre o pagamento de impostos têm ajudado a levar aos cidadãos a percepção da sua importância para o país.

    Em declarações à Angop, o igualmente porta voz da campanha, disse que a mesma possui três eixos fundamentais que são os contribuintes, ou entidades que se dedicam a alguma actividade com rentabilidade e que, por via disto, têm de pagar impostos, à publicidade, para permitir ao cidadão saber mais sobre a importância do pagamento dos impostos, e, por último, as escolas, com vista a incutir a cultura do desenvolvimento da cidadania fiscal.

    “Aqui tentamos explorar a dimensão social dos impostos,” referiu quando falava à margem do lançamento da campanha na escola do I ciclo “ Rainha da Paz”, acrescentando que esta é uma contribuição que os cidadãos dão ao Estado para que este consiga prover um conjunto de bens e serviços, ou seja a chamada justiça distributiva.

    Alano Sicato realçou que “existem pessoas com capacidade para gerar rendimentos e que podem comparticipar, mas nem todos a possuem, dai que ao Estado cabe criar condições para que estas possam ter acesso aos bens e serviços, aparecendo os impostos para unir estes dois estágios”.

    Neste sentido, argumentou que a inclusão dos estudantes, dos 11 aos 15 anos, nesta campanha visa prepara-los para que uma vez adultos estejam cientes da sua obrigação de pagar os impostos e a tornarem-se solidários com a comunidade.

    Iniciada em Luanda, em Julho último, a campanha já abrangeu um universo de 45 mil e 867 estudantes, igualmente nas províncias de Benguela , Moxico ,Bengo ,Uíge , Cuanza Norte e Malanje e abrange estudantes dos 11 aos 15 anos em 107 escolas do I ciclo do ensino secundário, tendo envolvido 1.156 professores.

    Segundo a fonte a pretensão é sensibilizar 100 mil estudantes do I ciclo do ensino secundário, em 200 instituições de ensino, nas 18 províncias do país. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema