Sábado, Abril 27, 2024
11.9 C
Lisboa
More

    Covid-19: OMS afirma que população está longe de alcançar imunidade de grupo

    O planeta ainda está longe de alcançar a imunidade colectiva ao novo coronavírus que permita que um grande número de pessoas com anticorpos impeça a propagação da doença covid-19, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    A imunidade de grupo a um vírus é normalmente alcançada com a vacinação e a maioria dos cientistas estima que pelo menos 70% da população deve ter anticorpos para prevenir um surto.

    “Não devemos viver na esperança de alcançar a imunidade colectiva”, afirmou o director de emergência sanitária da OMS Michael Ryan, na conferência de imprensa desta terça-feira em Genebra. “Como população global, não estamos nem perto dos níveis de imunidade necessários para impedir a transmissão desta doença. Esta não é uma solução e não é uma solução que devemos procurar”, acrescentou.

    A maioria dos estudos indicam que apenas cerca de 10% a 20% das pessoas têm anticorpos ao novo coronavírus.

    Para Bruce Aylward, conselheiro do director-geral da OMS, qualquer campanha de imunização em massa com uma vacina para a covid-19 teria como objectivo cobrir muito mais de 50% da população mundial.

    “Queremos alcançar uma alta cobertura [de anticorpos] e não nos iludirmos por uma sugestão perigosamente sedutora de que a imunidade de grupo pode ser baixa”, sustentou.

    “A PANDEMIA ESTÁ A MUDAR”. PESSOAS ABAIXO DOS 40 ANOS ESTÃO A IMPULSIONAR A TRANSMISSÃO DO VÍRUS
    A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a proporção de infectados pelo novo coronavírus está a aumentar globalmente entre a população mais jovem, colocando em risco o sector populacional mais vulnerável, tal como a população mais velha e doente, que está inserida em meios com uma mancha populacional densa e com um serviço de saúde fraco, avança a Reuters.

    Takeshi Kasai, responsável da Organização Mundial de Saúde na Região Ocidental do Pacífico, referiu esta terça-feira que “a pandemia está a mudar”, uma vez que “as pessoas entre os 20, 30, e 40 anos estão a impulsionar a transmissão” do vírus, sendo que “muitas não sabem que estão infectadas”.

    “ISTO AUMENTA O RISCO DE TRANSMISSÃO PARA OS MAIS VULNERÁVEIS”
    “O que estamos a observar não é um simples ressurgimento. Acreditamos que é um sinal de que entrámos numa nova fase da pandemia na região da Ásia-Pacífico”, acrescentou o responsável da OMS.

    Takeshi Kasai deixou ainda a recomendação de que através de uma rápida detecção e resposta na gestão dos casos de infecção, os países serão capazes de travar o número de mortos e a queda das respectivas economias.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema