Sábado, Abril 27, 2024
15.9 C
Lisboa
More

    Covid-19: Guiné-Bissau recebe 45 toneladas de ajuda até domingo – Governo português

    A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação disse hoje que o primeiro de quatro voos com 45 toneladas de ajuda humanitária para a Guiné-Bissau chega ao país na quinta-feira.

    “Este é o primeiro de quatro voos que vão ser realizados para a Guiné-Bissau no quadro de uma iniciativa muito interessante de pontes humanitárias para levarem ajuda que pode mitigar os efeitos da covid-19”, disse Teresa Ribeiro, no aeroporto de Lisboa, onde assistiu ao início dos trabalhos de carregamento do material.

    “O que nós temos aqui são 45 toneladas de ajuda humanitária de agências das Nações Unidas, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da UNICEF, das fundações portuguesas Aga Khan e Calouste Gulbenkian e de um conjunto alargado de Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento e queremos valorizar muito particularmente o facto de conseguirmos, através de uma parceria, entre a União Europeia e um Estado membro e as agências da ONU, fazermos uma aliança que nos permite rapidamente colocar ajuda humanitária nos países parceiros, quer da UE, quer de Portugal, neste caso”, disse a governante.

    Na cerimónia, em que estiveram presentes o embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz, e a representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, a governante salientou que “através desta federação de recursos de diferentes entidades”, é possível contribuir “decisivamente para ajudar os países que estão a sofrer da covid-19 e dos seus efeitos e que precisam de uma resposta para mitigar as consequências mais trágicas da pandemia”.

    Além destes quatro voos que se realizam a partir de quinta-feira e até domingo, Teresa Ribeiro lembrou: “Já fizemos o mesmo para São Tomé e Príncipe nos mesmos moldes, o que permitiu levar, em 15 de maio, laboratórios de testes, uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e fizemos também um voo organizado pela ‘Team Europe’ para o Haiti, em que Portugal facilitou a utilização dos Açores para o trânsito do avião”.

    Desde o início de maio, a UE já operou mais de 30 voos de ajuda humanitária “para zonas críticas em que as restrições aos transportes arriscavam aumentar as necessidades humanitárias ou gerar uma falta de material médico”, segundo a UE.

    Em África, há 15.600 mortos confirmados em mais de 746 mil infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

    A pandemia de covid-19 já provocou mais de 616 mil mortos e infectou quase 15 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

    A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

    Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em Fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema