Terça-feira, Maio 14, 2024
14.6 C
Lisboa
More

    Conselho Superior de Defesa da Guiné-Bissau analisou situação de segurança do país

    O Conselho Superior de Defesa Nacional da Guiné-Bissau reuniu-se hoje em Bissau para analisar “a situação de segurança” do país, disse o ministro da Defesa, que prometeu para breve declarações de Pansau N´Tchama.

    Pansau N´Tchama é o alegado responsável pelo ataque a um quartel de Bissau no passado dia 21, do qual resultaram seis mortes. Está desde sábado detido no Estado-Maior General das Forças Armadas.

    Celestino de Carvalho, ministro da Defesa, falava aos jornalistas após a reunião do Conselho, um órgão de consulta do Presidente da República, sem adiantar muitos pormenores, salientando que esta foi a reunião mais curta das três até agora realizadas.

    De acordo com o ministro, foi analisada “a situação de segurança do país, tendo em conta os últimos acontecimentos” e debatida a detenção de Pansau N´Tchama e as declarações que proferiu.

    Questionado sobre se os jornalistas teriam acesso a declarações de Pansau N´Tchama, o ministro garantiu que o detido se irá pronunciar “por via da Justiça” e que os jornalistas em breve “podem ser convocados para presenciar as declarações”.

    Um grupo que terá sido comandando por Pansau N´Tchama tentou assaltar no dia 21 o quartel dos para-comandos, uma unidade de elite das Forças Armadas da Guiné-Bissau. O militar pôs-se em fuga mas foi detido no passado fim de semana.

    O Governo de transição da Guiné-Bissau tem acusado a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e Portugal de estarem implicados no caso, e tem insistido para que Portugal dê explicações, já que Pansau N´Tchama vivia em Portugal, onde teria pedido asilo político.

    O Governo português respondeu que nunca foi dado asilo político a Pansau N´Tchama.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema