Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Condomínio em Malange: Sonangol reconhece dívida de 27 milhões USD à empreiteira Prumo

    Prumo diz ter contactado a Sonangol para informar que as casas estavam concluídas para ser entregues aos compradores, sendo que o acto não chegou a ser consumado até ao momento, porque “há facturas que não foram pagas há mais de 10 anos”.

    A Sonangol reconhece, no seu relatório e contas de 2014, ter uma dívida a pagar à empreiteira Prumo de 2,6 mil milhões de kwanzas, correspondentes a mais de 27 milhões de dólares, à taxa de câmbio do período, pela conclusão das obras de dois condomínios de luxo da Cooperativa Cajueiro, em Malanje, assinala o documento consultado pelo Novo Jornal.

    A direcção da empreiteira revelou ao NJ que, até antes de 2012, recebeu 60% do valor da empreitada à Sonangol, sendo assim, falta serem diluídos 40%, ou seja, pouco mais de 2,6 mil milhões Kz, representando mais de 27 milhões de dólares, valor da dívida a ser liquidada, como faz referência o relatório. O documento indica, entretanto, que o acordo entre a Cooperativa Cajueiro e a Prumo, para a construção dos dois condomínios na terra da Palanca Negra Gigante, terá custado aos cofres da Sonangol 68 milhões de dólares.

    A Prumo diz ter contactado a Sonangol em 2012, para informar que as casas estavam concluídas, a fim de serem entregues aos compradores, mas o acto não chegou a ser consumado até ao momento, porque “há facturas que não foram pagas há mais de 10 anos”, argumentou a direcção da empreiteira.

    Trata-se, relembre-se, de casas dos condomínios Palanca Negra e Missongo, que 86 cidadãos se manifestam, há 10 anos, agastados com a Cooperativa detida pela petrolífera, por não ter efectuado, até ao momento, a entrega das vivendas, como denunciaram os lesados ao NJ, na edição da semana passada.

    Os argumentos da Sonangol ao Novo Jornal, segundo os quais só não entregou as casas aos visados porque há um litígio entre si e a empreiteira, situação que está a “condicionar a entrega das residências aos compradores”, não foram bem recebidos pela direcção da Prumo, pois esta diz não concordar com a posição da petrolífera.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema