Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Comité de peritos da OMS reúne para discutir vacina da AstraZeneca

    O comité de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne-se esta terça-feira, 16 de Março, para discutir a vacina contra a covid-19 AstraZeneca/Oxford. Em Cabo Verde, o Partido Popular (PP) pede ao governo a rejeição da vacina da AstraZeneca.

    O Partido Popular pediu ao governo e às autoridades cabo-verdianas que tivessem precaução na administração da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19. Durante a reunião quinzenal desta formação política chegou a ser defendida a suspensa da vacina até que houvesse novas evidências científicas quanto aos efeitos colaterais.

    Cerca de 14 países suspenderam o uso da AstraZeneca, entre os quais a Alemanha, França, Itália, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Bulgária, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo, Indonésia e os Países Baixos. Já a Áustria e a Espanha suspenderam o uso de lotes específicos.

    “Apelamos ao governo a terem precaução, já que nove países suspenderam a aplicação da vacina e consideramos que as autoridades devem repensar, se não suspender a aplicação dessa vacina, até que haja evidências científica sobre os efeitos colaterais dessa vacina”, apontou no domingo o Partido Popular.

    Cabo Verde recebeu 24.000 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca na sexta-feira passada e 5.850 da Pfizer. O executivo quer lançar a vacinação nacional esta sexta-feira, 19 de Março, assumindo a meta de vacinar 70% da população até final do ano.

    OMS reunida para discutir vacina da AstraZeneca

    Tedros Adhanom Ghebreyesus garantiu esta terça-feira que o comité “está a rever os dados disponíveis” sobre a vacina AstraZeneca/Oxford e que se vai reunir durante o dia de hoje.

    O anúncio surge em resposta à posição de vários países europeus que decidiram, por precaução, suspender a administração da vacina após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com esta vacina.

    O director geral da OMS assegurou ainda que o comité de peritos da OMS para a segurança das vacinas “está em contacto estreito” com Agência Europeia do Medicamento, que se reúne na quinta-feira para avaliar a vacina AstraZeneca/ Oxford. A OMS tem vindo a defende que “não há razão para não usar esta vacina”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema