Domingo, Maio 12, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Combustível: EUA serão maiores produtores de petróleo do mundo em 2017

    A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que os Estados Unidos da América vão ser “os maiores produtores de petróleo do mundo”, dentro de cinco anos, ultrapassando a Arábia Saudita e a Rússia.

    O economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, considera que os Estados Unidos serão “os maiores produtores de petróleo do mundo”, daqui a cinco anos, ultrapassando a Arábia Saudita e a Rússia, que são actualmente o primeiro e segundo maiores produtores mundiais de ‘ouro negro’. Dizem os especialistas que o lugar cimeiro pode garantir o poderio económico mundial aos EUA.

    No relatório divulgado hoje, ‘World Energy Outlook’, em Londres, a AIE prevê que, graças ao aumento da produção de petróleo ligeiro e gás de xisto, os EUA vão aumentar a sua produção tornando-se no maior produtor do mundo dentro de cinco anos. A AIE anteciapa que o país será auto-suficiente em 2030 e, depois disso, tornar-se-á exportador.

    Em entrevista à Agência Efe, o economista Birol confirmou que se advinha “uma mudança radical” no mercado global de energia, nos próximos anos, liderada pelos Estados Unidos, Canadá e Iraque.

    Com o aparecimento de novos métodos de extracção, os EUA vão passar a ser líderes de mercado, o que irá ter efeitos importantes na economia do país. As crescentes reservas de crude extraídas através de novas tecnologias, como a infra-estrutura hidráulica, contribuem para o aumento da produção. Juntamente com os biocombustíveis (como o etanol) e os derivados do gás natural (como o etano e o butano), a AIE antecipa que os EUA em breve estarão a produzir mais do que a Arábia Saudita, que está a extrair um pouco menos de 10 milhões de barris diários de petróleo.

    De acordo com o jornal Expansion, através da auto-suficiência energética, que significa preços mais baixos para o sector industrial, os Estados Unidos vão aumentar a sua competitividade.

    Para alcançar a auto-suficiência, os EUA devem aumentar a poupança de energia, o que, para Birol, pode ser alcançado através das medidas de eficiência introduzidas pela administração de Obama, que tencionam precisamene reduzir a procura de crude. E o economista da AIE antecipa que, se este cenário se realizar, os EUA vão mesmo deixar de importar petróleo do Médio Oriente.

    Fonte: NM

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema