Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Caso Petraeus: republicanos acreditam em conspiração

    A polémica que envolve David Petraeus, general norte-americano e ex-director da CIA, pode ir mais longe do que se pensava. O general John Allen, comandante norte-americano das forças da NATO no Afeganistão, também está a ser investigado.

    Paula Brodwell a desportista e carismática agente da CIA que se envolveu num caso amoroso com o Petreus, a quem escrevia a biografia, abriu a porta de casa, na Carolina do Norte, para recolha dos computadores pesoais e documentos pelo FBI.

    Quando Petreus se demitiu da direção da CIA, na sexta-feira, admitiu a relação com a amante e demonstrou ter remorsos.

    O general vai ter de testemunhar antes do encerramento do inquérito, à porta-fechada – sobre o ataque de 11 de setembro ao consulado norte-americano de Benghazi, na Líbia, que matou o embaixador e outros três americanos.

    O cerne da questão é saber se Broadwell, que escreveu a biografia autorizada do general de quatro estrelas na reserva, obteve informação classificada através dele e se a relação íntima representou uma ameaça para asegurança nacional.

    A amante não foi vista desde a renúncia de Petraeus e de todo este escândalo. Mas o caso chegou à praça pública quando uma segunda mulher, Jill Kelly, pediu ajuda ao FBI depois de receber e-mails com ameaças de Broadwell, que a acusava de “seduzir” Petraeus.

    A CIA negou as acusações da amante e biógrafa sobre a detenção ilegal de líbios nas instalações consulares de Benghazi, no momento do ataque, com conhecimento de Petraeus.

    Tudo isto acontecu apenas dois meses antes da batalha eleitoral do Presdiente Obama e a queda de Petraeus dá-se três dias depois da reeleição.

    Sugerindo a existência de uma conspiração, os republicanos salientam que o ex-diretor da CIA deve ser ouvido sobre o caso na Câmara dos Representantes. Petraeus foi substituído temporariamente por Mike Morrell, que irá depor no lugar do ex-chefe, quinta-feira, na comissão que investiga erros da gestão americana no atentado de Benghazi.

    Fonte: EN

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema