Terça-feira, Abril 16, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Carnaval de São Vicente, o maior espectáculo de Cabo Verde

    O carnaval na ilha cabo-verdiana de São Vicente iniciou-se em Janeiro, com os desfiles dos grupos de Mandingas, que a cada domingo anunciam a chegada do Carnaval, arrastando milhares de pessoas numa moldura humana de folia coberta de negro e ritmados por danças.

    Esta semana, desde quarta-feira, os grupos de animação dos jardins de infância, escolas do ensino básico e dezenas de grupos de diferentes bairros da ilha de São Vicente têm animado as principais ruas da cidade do Mindelo, no regresso do Carnaval, dois anos depois de São Vicente ficar sem a festa do Rei Momo, devido a pandemia da Covid-19.

    Neste fim de semana e até segunda-feira à tarde, os desfiles continuam com os grupos de animação, das escolas secundárias e das universidades, para segunda-feira à noite arrancar os desfiles oficiais, numa organização da Câmara Municipal de São Vicente e da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval constituída pelos seis grupos do carnaval de São Vicente.

    Este ano desfilam 5 dos seis grupos oficiais, um fica de fora (Vindos do Oriente) devido ao falecimento no ano passado do seu presidente.

    Quatro grupos entram para a competição na terça-feira: Flores do Mindelo, Estrela do Mar, Cruzeiros do Norte e Monte Sossego. Antes, na segunda-feira à noite, a Escola de Samba Tropical desfila no centro histórico de Mindelo.

    O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente, Ligoc-SV, Marco Bento disse à RFI, que este ano, a liga apresenta o Carnaval de São Vicente como o maior espectáculo de Cabo Verde que inclui os desfiles oficiais, mas também há espaço para na terça-feira à tarde ter lugar o carnaval espontâneo e artesanal, que vem sendo estimulado com atribuição de prémios pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. O presidente da Ligoc-SV, Marco Bento explica que o carnaval espontâneo surgiu há mais de um século.

    Na terça-feira à noite, que será a noite maior do Carnaval de São Vicente, poderão estar nos desfiles mais de seis mil foliões. Os grupos vão apresentar três carros alegóricos cada um e os enredos vão desde proteção ambiental com foco nos oceanos, passando pela crítica social e política e ainda saúde, dinheiro e amor.

    A activista social e professora universitária, Maria Miguel Estrela que já foi vereadora de cultura da Câmara Municipal de São Vicente e é uma das responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico do Carnaval de São Vicente e São Nicolau, realizado em 2014, disse à RFI, que o Carnaval de São Vicente é autêntico e singular.

    Para o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Promoção de Investimento e Exportação do país – a Cabo Verde TradeInvest, o Carnaval de São Vicente é um excelente produto turístico que tem beleza, arte, brilho e acontece numa cidade segura onde todos podem participar tanto nos desfiles que acontecem na rua como nos diversos bailes e José Almada Dias, explica que na ilha de São Vicente o carnaval é feito pelo sector privado com o apoio do governo e da autarquia local

    O Carnaval de São Vicente, que está nas ruas da cidade do Mindelo desde o dia 08 de Janeiro, termina no domingo, 05 de Março, com o célebre enterro dos grupos de Mandingas, na praia da avenida marginal na Baía do Porto Grande. Uma manifestação espontânea e popular que neste ano de retoma do Carnaval tem tido mais adeptos.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Depois da Secretária do Tesouro dos EUA, Chanceler Alemão chega à China com a missão de reduzir as tensões económicas

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, levará uma mensagem delicada à China esta semana: Pequim ainda não agiu de acordo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema