Sábado, Maio 25, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    BNA mantém parâmetros da estabilidade económica definida pelo Executivo

    O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, disse que, apesar da baixa do preço de petróleo no mercado internacional, tudo será feito para se continuar dentro dos parâmetros da estabilidade económica definidos pelo Executivo angolano no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017.

    José de Lima Massano - Governador do BNA (Foto: Angop/Arquivo)
    José de Lima Massano – Governador do BNA (Foto: Angop/Arquivo)

    José de Lima Massano deu esta garantia a imprensas, à margem da cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ocorrida nesta segunda-feira, em Luanda.

    O responsável bancário informou que o BNA perspectiva para o ano de 2015 uma inflação dentro de intervalo de sete a nove porcento. Instado sobre a questão relacionada com operações cambiais que algumas vezes não são possíveis nas dependências bancárias, explicou que “nesta altura é natural que tenhamos menor capacidade para atender o conjunto de necessidades que vão sendo apresentadas aos bancos comerciais, devido à queda de preço no mercado internacional do nosso principal produto de exportação”.

    “Nós continuamos a fazer oferta de divisas, mas procurando salvaguardar a solvabilidade externa da República de Angola, pois as nossas reservas internacionais líquidas permitem-nos nessa altura cobrir cerca de seis meses de importações”, pontualizou.

    Acrescentou que “o país está dentro do patamar definido pela SADC, acima da recomendação do Fundo Monetário Internacional, mas se deve fazer esse exercício com alguma precaução e algum cuidado para que o país se mantenha estável e que as reservas sejam sempre utilizadas para aqueles sectores que mais necessidades se imponham para continuarmos este curso de estabilidade”.

    “Vamos ter, naturalmente, uma ou outra situação de alguma dificuldade, mas o que procuramos com o conjunto de instrumentos que temos à disposição é fazer com que essas divisas sejam canalizadas para sectores prioritários da nossa economia, para que, de alguma forma, se continue a propiciar o bem-estar aos cidadãos”, clarificar o governador do BNA. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema