Segunda-feira, Junho 17, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    BM alarga cooperação apoiando Orçamento de Angola

    O Banco Mundial e o Governo angolano estudam a possibilidade desta instituição financeira de Brentton Woods dar apoio orçamental ao Estado, afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, o seu vice-presidente para a região de África, Makhtar Diop.

    Além do apoio ao orçamento do Estado, Makhtar Diop apontou assistência para os sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas e Agricultura, no quadro do alcance das metas definidas pelo governo angolano.

    Maktar Diop que falava à imprensa depois do encontro mantido com a equipa económica do Governo de Angola, manifestou uma confiança total ao Governo na perspectiva de se desenvolver a cooperação existente.

    Sem avançar quantias monetária, o quadro oficial do Banco Mundial referiu que o valor a disponibilizar será feito tão logo for feita a devida avaliação e, que por enquanto, estão a estudar as formas como proceder ao referido apoio ao orçamento de Angola, que será definido no futuro.

    Para Makhtar Diop, o mais importante é a vontade que o Banco Mundial tem de apoiar o Governo de Angola e aumentar, significativamente, os níveis de recursos desta instituição que vai emprestar ao país.

    Sem avançar preocupações em relação ao contexto actual do país, referiu que o mais importante é existir “ uma janela de oportunidades” de cooperação entre o Banco Mundial e Angola, que é de trabalhar nos sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas e Agricultura, com base em objectivos práticos para se atingir as metas do Governo.

    Tais metas traduzem-se no aumento do acesso à educação, redução da mortalidade materno-infantil, incremento do fornecimento de energia eléctrica à população, entre outros pressupostos.

    “Vamos implementa juntos e fazer um plano prático para atender estas metas do Governo angolano”, garantiu o oficial do Banco Mundial.

    Actualmente, a presença do Banco Mundial em Angola está focalizada em três eixos, nomeadamente, a assistência técnica, estudos e financiamento de projectos.

    Relativamente à assistência técnica, estão em curso três iniciativas, como a assistência técnica sobre a melhoria do ambiente de negócios, para o desenvolvimento do sistema financeiro e para o branqueamento de capitais e combate aos fluxos financeiros ilícitos.

    No que toca à assistência de estudos, está em curso a produção de um conjunto de estudos que têm como foco efectuar o diagnóstico em determinados sectores e produzir recomendações, designadamente, o estudo sobre a revisão da despesa nos sectores da Educação e Saúde, a revisão da despesa no sector de protecção social, bem como o Memorando Económico do país.

    Já o terceiro eixo, que centra-se na carteira de projectos financiados pelo Banco Mundial, com ênfase nos sectores da Educação, Saúde, Agricultura e Energia e Águas, que estão globalmente avaliados em .065 milhões dólares norte-americanos.

    A visita de Makhtar Diop a Angola vai de 31 de Outubro a 2 de Novembro, no quadro dada Revisão Estratégica de Integração Regional, que consta das prioridades de 2017. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema