Terça-feira, Maio 14, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Bié tem menos casos de violência contra criança

    Cento e setenta e três casos de violência contra a criança foram registados pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) na província do Bié, de Janeiro à presente data, menos 30 em relação a igual período de 2018.

    Em declarações à Angop nesta segunda-feira, no Cuito, o responsável do INAC, Vasco Cambovo, manifestou-se preocupado com o surgimento de adultos que violam sexualmente crianças (muitas depois são mortas), tendo apelado à atenção especial dos órgãos de justiça.

    Para além do acompanhamento psicológico prestado aos menores agredidos e aos progenitores, o INAC segue também a evolução dos processos-crime, através das instituições de direito, bem como promove palestras de sensibilização sobre os 11 compromissos do Governo angolano a favor da criança.

    Entretanto, o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) na região, Diofelo Kaingana, disse que a sua organização vai continuar a apoiar todas as acções viradas a promoção e protecção dos direitos da criança, desenvolvidas pelo governo.

    São ainda estratégias do UNICEF, em defesa dos menores, segundo a fonte, a elaboração de procedimentos operacionais padrão, com vista a padronizar o atendimento nas instituições das crianças vítimas ou em situação de risco, através de metodologias participativas e de consulta inter-sectorial.

    Para tal, o Unicef, em parceria com o sector da justiça na região, aposta igualmente na capacitação dos operadores de sistemas de garantia dos direitos da criança, bem como apoia o programa de registo de nascimento as crianças, mormente de famílias desfavorecidas.

    Em 2018, o Unicef notificou 757 casos, entre quais consta a fuga a paternidade, violência física e psicológica, abuso sexual e trabalho forçado, mais 25 em relação ao período anterior.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema