Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.6 C
Lisboa
More

    Benguela: Segundo livro de Isidro Sanene chega às bancas em Fevereiro

    (Angop)
    (Angop)

    Benguela – Oitocentos e cinquenta exemplares do livro intitulado “Pedaços da Alma-Reflexões Poéticas Sobre a Vida e as Vivências”, o segundo da autoria do escritor angolano Isidro Sanene, lançado recentemente em São Paulo, Brasil, estão disponíveis para venda a partir de Fevereiro em seis cidades de Angola.

    Em declarações esta terça-feira à Angop, o autor de “Utopia das Marés-2010” disse que neste preciso momento já estão a ser preparadas todas as condições para que o público nas cidades de Benguela, Catumbela, Lobito, Luanda, Huambo e Lubango possa adquirir o livro editado em 2013 no Brasil pela EDIsartene.

    De acordo com Isidro Sanene, o acto oficial de lançamento acontece a 13 de Fevereiro no auditório da Mediateca de Benguela, com a disponibilização de 300 exemplares ao preço de mil kwanzas, e, pouco depois, será a vez dos leitores nas demais províncias do país incluídas na agenda.

    Referindo-se à nova obra, o escritor acredita que se trata de um livro que vai de certo modo revolucionar o pensamento poético dos novos escritores e leitores, porque retrata muito das vivências e da perda de senso como a “cognitividade” do belo.

    Isidro Sanene alerta no livro “Pedaços da Alma- Reflexões Poéticas Sobre a Vida e as Vivências” como o mundo está a perder alguns dos sensos mais importantes, pois as pessoas hoje em dia estão muito longe daquilo que é realmente o belo e a sua essência.

    Para o autor, este livro propõe aos leitores poesias metafisicas na tentativa de chamar a atenção para o senso do belo, isto porque vive-se num mundo de tanta velocidade.

    “Portanto, o livro traz-nos várias questões e uma delas muito metafisica e religiosa é essa deformação do cristianismo, isto é, a forma como muitos líderes cristão têm levado o cristianismo”, salientou.

    O escritor afirma que o livro fala ainda acerca do amor não só ao próximo como do sentimento que parece ser mais egoísta, o eros, neste caso, por isso vai levar os jovens a uma reflexão no sentido de mudar o pensamento enquanto futuros governantes e líderes religiosos do país.

    “Tento provocar nos jovens o desejo de ler e poder apreciar um livro com conteúdo artístico e poético, inclusive científico. É uma obra de arte escrita com pedaços dos meus sentimentos e com o meu próprio ADN”, frisa o escritor, que se encarregou do projecto gráfico do seu segundo livro.

    Este livro, que comporta 156 páginas e 143 poesias divididas pelo tomo I e II, foi prefaciado pela escritora brasileira Cristina Maria Onofre da Silva “Akeza” e apresentado pelo investigador na área de tecnologia, o também brasileiro Jaire Marques da Silva.

    A capa da obra, que teve dois mil exemplares publicados numa primeira fase, é inspirada numa Acácia Rubra (árvore típica de Benguela), com folhas secas caindo em um momento de Outono, o que simboliza mente e as vivências que acabam ficando no mundo do esquecimento.

    Natural de Benguela, Isidro Sanene é escritor, artista plástico e instrutor bíblico, tendo já publicado, além de “Utopia das Marés”, em 2010, o CD de Poesias Metafísicas “SourceBios-2013”, com tradução para espanhol.

    É detentor de três exposições de pintura individuais em Angola: “Marcas de Ombaka-2010”, “Neurónios da Filosofia-2010” e “Páginas e Pedaços-2012”, além de uma outra no Brasil denominada “Isidronismo-2012”.

    Como artista plástico, Isidro Sanene pintou até ao momento 160 obras de artes espalhadas em diversos acervos, com destaque para Portugal, França, Estados Unidos da América, Brasil, Argentina e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema