Sexta-feira, Maio 10, 2024
25.7 C
Lisboa
More

    Bengo: Legado de Agostinho Neto continua a ser a bússola dos angolanos – governador

    O governador da província do Bengo, João Bernardo de Miranda, afirmou hoje, quarta-feira, em Caxito, que o legado do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, continua a ser a bússola que vem guiando o povo na sua histórica caminhada para o desenvolvimento sustentável, reconciliação e unidade nacional.

    Governador da Província do Bengo, João Miranda (Foto: António Escrivão)
    Governador da Província do Bengo, João Miranda (Foto: António Escrivão)

    O governante fez esta afirmação quando intervinha no almoço realizado no âmbito do acto central das celebrações do Dia do Herói Nacional, que hoje – 17 de Setembro – se assinala e que decorreu sob o lema “com o legado de Neto edifiquemos a nova Angola”.

    Segundo o governador, Agostinho Neto ensinou ao seu povo que a unidade nacional não era uma questão de sentimentos, essencialmente política, porque nela reside a chave do sucesso de Angola em África e no mundo.

    “Agostinho Neto nasceu no local certo do mundo – em Angola – porque as tradições de luta do povo angolano, que teve a sua máxima expressão na resistência de Njinga Mbandi à ocupação colonial, muito o inspirou para se tornar no líder corajoso, audacioso e sobretudo muito abnegado ao seu povo, que conduziu a luta de libertação nacional até a vitória”, explicou o governante.

    João Miranda sublinhou que a população do Bengo participou activamente com sacrifícios incomensuráveis na empreitada nacionalista pela independência nacional.

    “Por isso mesmo, imediatamente o seu regresso do exterior, o fundador da Nação veio aqui render homenagem as populações da 1ª região político-militar do MPLA, pela sua devotada entrega à causa nacional e sacrifícios consentidos”, lembrou.

    O governador do Bengo manifestou a sua gratidão pela escolha da província para albergar, embora de maneira simbólica, o ponto mais alto das manifestações que o povo angolano vem brindando em homenagem ao nascimento do 1º presidente de Angola.

    O acto central das comemorações do Dia do Herói Nacional na província do Bengo teve como ponto alto a inauguração do Cine Teatro e o Centro de Formação Cultural, ambos em Caxito, pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, que presidiu a actividade. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A reabilitação de David Cameron como ministro das Relações Exteriores após seu fracasso no Brexit

    Quando parecia que sua vida política havia terminado com o humilhante fracasso de sua aposta para manter o Reino...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema