Segunda-feira, Maio 6, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Assinala-se hoje Dia Mundial da Propriedade Intelectual

    Comemora-se hoje, 26 de Abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

    Este dia visa promover a discussão sobre o papel da propriedade intelectual no encorajamento da inovação e criatividade.

    O direito de propriedade intelectual nasce no século XIX, após a Revolução Industrial, permitindo às indústrias controlar tanto a sua produção, através das patentes, quanto sua distribuição, através das marcas.

    Na ocasião não havia ainda um sistema internacional que regulasse o direito de propriedade industrial. As primeiras tentativas de internacionalizar a protecção à propriedade intelectual tiveram lugar em 1883 e 1886, com a Convenção de Paris pela Protecção da Propriedade Industrial (CUP) e a Convenção de Berna pela Protecção do Trabalho Artístico e Literário (CUB), respectivamente.

    Em 1893 a CUP e CUB unificaram seus escritórios dando origem ao BIRPI (Bureaux Internationaux Réunis pour la Protection de la Propriété Intellectuelle, que significa Escritório Internacional Unificado pela Protecção da Propriedade Intelectual), com a função de administrar ambos os acordos.

    Entretanto, a celebração desta data (26 de Abril) resultou da deliberação dos Estados Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no ano de 2000 visando valorizar a contribuição feita pelos inventores e artistas para o desenvolvimento da sociedade, bem como promover a consciência do papel da propriedade intelectual na vida diária.

    Foi escolhido o dia 26 de Abril, pois, nessa data em 1970, entrou em vigor a Convenção de Estocolmo (Suécia), assinada a 14 de Julho de 1967, que criou formalmente a OMPI.

    Em 1974 a OMPI tornou-se numa agência especializada da ONU, harmonizando seus objectivos com o interesse público e com as metas humanitárias da ONU. Actualmente a OMPI é composta de 187 Estados-membros.

    O que é a Propriedade Intelectual?

    A Propriedade Intelectual confere o direito à utilização exclusiva da respectiva informação técnica, comercial e industrial e inclui: Propriedade Industrial, Direitos de Autor e Direitos Conexos. A Propriedade Industrial visa a protecção de invenções, criações de estéticas (design) e sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, enquanto o Direito de Autor visa proteger obras literárias e artísticas. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:00:36

    Mais de 1,6 milhões de pessoas assistiram ao concerto de Madonna no Rio de Janeiro

    O último concerto da Celebration Tour terminou com um recorde para a Rainha do Pop. Mais de 1,6 milhões...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema