Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Artista destaca evolução das artes plásticas

    O artista plástico Don Sebas Cassule considerou esta quinta-feira, em Luanda, que a prática das artes plásticas em Angola continua a evoluir e a acompanhar a dinâmica social, quer do ponto de vista político, económico e cultural.

    Segundo avança Angop, Don Sebas Cassule, que dissertava sobre “ Processo criativo nas artes plásticas”, na Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, entende ser importante maior apoio à “arte do belo”, já que, no quadro do sistema económico, a distribuição e o consumo das obras ainda não é o desejável.

    O artista referiu que se deve gizar políticas que visam incentivar os criadores a se engajarem, cada vez mais, na arte, tendo em atenção a criação de condições para a venda das obras.

    O autor de várias pinturas, expostas em Angola e no estrangeiro, solicitou aos organizadores da feira do livro e do disco, a prepararem um espaço para a exposição de obras plásticas nacionais, na próxima edição.

    Que concorda com esta solicitação, é a jornalista cultural Aminata Goubel “Mama África”, para quem já é tempo de a feira albergar os talentos das artes plásticas angolanas, pois é essencial congregar, num evento como este, tudo aquilo que possa representar a cultura do país.

    Nesta quinta-feira, quarto dia da Feira Internacional do Livro e do Disco de Luanda, realizou-se ainda um concerto musical do cantor gospel Peter Rodrigues, além da contínua venda e exposição de livros e discos.

    Para sexta-feira, esta agendada a palestra sobre “Processo de criação poética”, a ser proferida pelo poeta Bendinho Freitas, enquanto a animação musical estará a cargo do Duo Canhoto e Tonito.

    Don Sebas Cassule, nascido aos 12 de Março de 1968, no município de Camabatela, província do Kwanza Norte, é artista plástico, técnico de aeronáutica e oficial da Força Aérea na reserva.

    Membro da União Nacional dos Artistas Plásticos(UNAP) e da Associação Internacional de Artes Plásticas L’AIGLE DE NICE, sedeada em Nice, França, é autodidacta.

    Quanto à galardões, tem dois prémios designadamente “5º Prémio do Conselho Regional PACA “Cidade de Roubion” (França), Segundo Prémio denominado “Convidado de Honra Alexi Mori”, no Grande Prémio Internacional das Artes Plásticas “ L’Aigle de Nice”, na cidade de Nice, França, em 1998.

    Em Novembro de 2007, ainda no Grande Prémio Internacional das Artes Plásticas “L’Aigle de Nice” foi laureado com o Prémio de Mérito.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema