Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Ao lado de Biden, Lula defende governança global mais forte para enfrentar crise climática

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, enfatizaram a questão climática em encontro na Casa Branca nesta sexta-feira, no qual o brasileiro defendeu uma governança global mais forte para tornar obrigatórias medidas contra a crise ambiental.

    Biden, por sua vez, afirmou que Brasil e EUA estão na “mesma página” particularmente em relação às mudanças climáticas.

    Lula disse que a preservação da Amazônia é fundamental para o mundo, reforçando o compromisso do Brasil em reduzir o desmatamento e cortar emissões.

    “É preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte. Porque a questão climática, se não tiver uma governança global forte que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, se nós não tivermos, não vai dar certo”, disse Lula.

    “Eu não sei qual é o fórum. Não sei se é na ONU, não sei se é no G20, não sei se é no G8, mas alguma coisa nós temos que fazer para que a gente obrigue os países, o nosso Congresso, os nossos empresários a acatar decisões”, acrescentou.

    A questão climática é uma das prioridades do presidente Lula, que viajou aos Estados Unidos como convidado à Casa Branca pelo presidente norte-americano.

    No encontro, o brasileiro afirmou que nos últimos anos a Amazônia foi invadida pela irracionalidade política e humana devido ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e lembrou de sua promessa de campanha de alcançar o desmatamento zero até 2030.

    Há expectativa de que os Estados Unidos anunciem sua primeira contribuição ao Fundo Amazônia, reativado pelo atual governo brasileiro, com um possível anúncio durante a visita de Lula a Washington.

    Lula disse a Biden que os dois países tem uma relação histórica, cultural, política, econômica e comercial, e, ao defender um trabalho conjunto na defesa da democracia, condenou a invasão ao Capitólio, na capital norte-americana em 2021, assim como os atos de depredação das sedes dos Três Poderes, no Brasil, em janeiro.

    Por Andreal Shalal e Trevor Hunnicutt; Texto de Maria Carolina Marcello

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema