Quarta-feira, Maio 1, 2024
13.6 C
Lisboa
More

    Angola registou um óbito e 18 novas infecções por Covid-19

    Angola registou, nas últimas 24 horas, um óbito por Covid-19, 18 novas infecções e a recuperação de 74 pacientes, informou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    No habitual encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda esclareceu que a morte ocorreu na província de Luanda. Trata-se de um angolano de 51 anos. Em relação às novas infecções, o secretário de Estado referiu que oito foram notificadas em Luanda, quatro no Huambo, igual número no Zaire e uma nas províncias do Cuando Cubango e Bié.

    Franco Mufinda disse que os infectados têm idades entre 18 e 63 anos, sendo 12 do sexo masculino e seis do sexo feminino. Na capital do país, os casos foram registados nos municípios de Belas, Talatona, Viana e no distrito urbano da Ingombota. Relativamente aos pacientes recuperados, o secretário de Estado disse que têm idades entre 1 e 81 anos. Dos 74 recuperados nas últimas 24 horas, 69 foram em Luanda e cinco na província do Cuanza-Sul.

    Com estes dados, o país contabiliza 16.644 casos confirmados, dos quais 387 óbitos, 9.592 recuperados e 6.665 activos. Deste número, cinco estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, três em situação grave, 71 são considerados moderados, 136 têm sintomas leves e 6.450 assintomáticos. O secretário de Estado para a Saúde Pública informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 216 doentes. Em quarentena institucional estão 309 cidadãos e 4.195 sob investigação epidemiológica.

    De acordo com o secretário de Estado, nas últimas 24 horas, não houve registo de altas de pessoas que estavam em quarentena institucional a nível do país. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 47 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19. O Laboratório de Biologia Molecular processou 879 amostras, das quais 18 foram positivas.

    Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 285.699 amostras, 16.644 tiveram resultado positivo. Em relação à testagem rápida realizada nas entradas e saídas da província de Luanda, Franco Mufinda informou que foram testados 967 passageiros, dos quais 47 reactivos.

    Redobrar as medidas
    Apesar do decréscimo do número de novos casos, registados nas duas últimas semanas de Dezembro, Franco Mufinda disse que não significa que novas infecções pelo vírus Sars-Cov2 não podem ocorrer no seio das comunidades. No entender do secretário de Estado, o cidadão deve pelo contrário redobrar as medidas de prevenção, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e respeitar o distanciamento físico.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema