Sábado, Abril 27, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Angola: Liderança nos hospitais influência no tratamento dos doentes

    (Angop)
    (Angop)

    Luanda – A boa liderança numa instituição de saúde reflete-se na assistência prestada aos pacientes, por proporcionar melhor atendimento por parte dos técnicos e a todos os aspectos que envolve o paciente, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda, Kingongo wavita, Psicólogo clinico/Social.

    O especialista prestou tais declarações à Angop, à margem do seminário psicoclínico, organizado pela Direcção Provincial de Saúde de Luanda, subordinado ao tema” Caracteriasticas Psico-social, na diferença de Um Chefe de Um Líder nas organizações”.

    Para o especialista, dentro das organizações de saúde é fundamental ter líderes na prática em vez de chefes, porque este ordena e, normalmente, não cria condições psico-emocionais aos seus subalternos, nem faz o acompanhamento adquado das tarefas que incumbe aos profissionais, que são os que lidam mais proximamente com os doentes.

    Segundo o especialista, os técnicos de saúde devem estar sempre bem motivados psicologicamente para melhor desempenhar a sua actividade vital, daí a importância do líder, pois este inspira a acção e motivação à equipa, e todos levam crédito pelos resultados alcançados.

    “Angola precisa de líderes para melhorar qualitativa e quantivamente o sistema de saúde a nível do país e a política nacional de saúde pode ser melhor vista”, reforçou.

    Para o especialista, o líder, do ponto de vista psico-social, cria sempre uma motivação nas pessoas que vão executar as tarefas que lhes são incumbidas.

    Para o Psicologo, a palestra realizada com os técnicos da DPSL deverá contribuir para mundaças no comportamento dos responsáveis das repartições de saúde, centros médicos e directores de hospitais, entre outros.

    O especialista explica que uma das caracteristicas de um líder é catalisar mudanças essenciais à organização, é um  facilitador, gerando aprendizagem e potencializa o poder das pessoas, abrindo espaços para a sua actuação.

    “Definitivamente, o líder precisa saber bem o seu ofício, mas sobretudo, precisa entender de gente, para que possa, rapidamente, direccionar seus liderados em busca da superação”, frisou.

    Liderar requer mais paciência, negociação, sensibilidade, resiliência, olhar crítico e apurado, velocidade, dentre tantas outras qualidades que uma pessoa deve desenvolver. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema