Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Angola e petróleo levam Deutsche Bank a cortar target do BPI em 30%

    Fernando Ulrich, presidente do BPI
    Fernando Ulrich, presidente do BPI

    O Deutsche Bank cortou o preço-alvo do BPI, segundo banco português cotado, em 30% para os 0,7 euros por ação, devido à queda do preço do petróleo e à degradação do rácio de capital com a alteração das regras europeias de exposição a Angola.

    “Temos uma recomendação de ‘vender’ para o BPI e reduzimos o preço-alvo para 0,7 euros de 1,0, devido ao risco para os resultados, proveniente de uma Angola focada no petróleo e do impacto da alta exposição ao risco soberano daquele país, através da subsidiária BFA”, explicou o Deutsche Bank numa nota de análise a que o Dinheiro Vivo teve acesso.

    O preço do barril de Brent fixou mínimos de cerca de seis anos em torno dos 45 dólares, perante o aumento da oferta a nível global. Desde junho último, o preço do Brent perdeu cerca de 60%.

    Em dezembro último, o BPI anunciou que o rácio de capital ‘common equity’ Tier 1 (CET1) descerá 0,9 pontos percentuais (pp) para 8,9% com a aplicação das regras europeias à exposição que tem na sua subsidiária BFA, que é o líder da banca de Angola. Esta penalização decorre da Comissão Europeia ter divulgado a lista de países terceiros com regulamentação e supervisão equivalentes às da União Europeia, que integra apenas 17 países ou territórios e não inclui a República de Angola.

    “Enquanto aguardamos pelo guidance do BCE relativamente ao tempo que o banco tem para reduzir esta exposição, consideramos que há três escolhas que o BPI pode fazer, ainda que qualquer uma delas tenha riscos que queda para a margem financeira do BFA, e logo para o grupo BPI”, salientou.

    Realçou que a primeira escolha passa pela “redução da exposição ao Estado angolano para 600 milhões de euros, o que representa uma redução de cerca de 3.000 milhões de euros, com impacto material na margem financeira doméstica”.

    O segundo cenário proposto é o de “um aumento de capital” e o terceiro passa pela “redução da posição de 50,1% que o BPI tem no BFA, levando a uma perda efetiva de controlo da subsidiária, mas beneficiando do efeito desconsolidação”. (dinheirovivo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema