Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    China quer cooperação além de linhas de crédito pagas em petróleo

    A República Popular da China está disponível para ampliar a cooperação económica com Angola, esperando ir além do tradicional modelo estatal de linhas de crédito pagas em petróleo, informou, em Luanda, o embaixador desse país em Angola, Gong Tao.

    Segundo a Angop, o diploma chinês falava esta quinta-feira à imprensa, no final de um encontro com a presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro da Assembleia Nacional, Josefina Diakité.

    O volume de negócios entre os dois países, no ano passado, foi de 28 biliões de dólares norte-americanos.

    O gigante asiático continua a ser o primeiro parceiro comercial de Angola e o primeiro importador de petróleo angolano.

    Segundo o diplomata, a China está disponível para ampliar a cooperação bilateral em diversas áreas, “sobretudo porque o actual governo de Angola está a fazer boas políticas para a diversificação da economia no sentido de atrair mais investimento estrangeiro para desenvolver o sector da indústria e da agricultura”.

    Na óptica de Gong Tao, que se encontra em Angola há um mês (a semana passada apresentou as cartas credenciais ao Presidente da República), o actual governo angolano está a criar um ambiente mais favorável para novas políticas de investimento em Angola.

    Com efeito, disse que empresários chineses deverão deslocar-se a Angola nos próximos tempos para estudar novos canais de investimento.

    Informou que o seu país formulou, igualmente, o desejo do aprofundamento das relações bilaterais no domínio parlamentar.

    Angola e China são parceiros de longa data, as relações diplomáticas datam de há 36 anos.

    No ano transacto, o Presidente João Lourenço efectuou duas visitas à China. A primeira em Setembro, por ocasião da Cimeira China-África e, no mês seguinte, ocorreu a visita de Estado.

    Nessas duas deslocações à China, o Estadista angolano manteve encontros com o seu homólogo Xi Ji Ping, tendo como pano de fundo o reforço da cooperação bilateral.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema