Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Isabel dos Santos garante que processo de compra da Efacec foi “transparente”

    A Winterfell, empresa detida por Isabel dos Santos, assegura que a compra de 66,1% do capital da Efacec foi “transparente”. E acusa “activistas políticos” de promoverem estas notícias para “manchar o nome das pessoas e entidades envolvidas”.

    A Winterfell, sociedade detida maioritariamente por Isabel dos Santos, garante que o processo negocial da compra da participação de 66,1% na Efacec foi realizado de forma transparente. E sublinha que não foi informada de qualquer processo de investigação sobre esta operação.

    “A aquisição de uma participação de controlo na Efacec por parte da Winterfell correspondeu a um processo negocial transparente e de mercado que envolveu os accionistas vendedores (Grupo José de Mello e a Têxtil Manuel Gonçalves) e um conjunto significativo de instituições de crédito, tendo sido realizado em estrito cumprimento das regras aplicáveis em Portugal e em Angola”, sustenta a empresa num comunicado enviado às redacções esta sexta-feira, 19 de Fevereiro.

    Além disso, fora “as notícias veiculadas na comunicação social”, a Winterfell “desconhece por completo a existência de qualquer processo de análise, investigação ou inquérito a propósito desta transacção, seja em Portugal, seja ao nível da Comissão Europeia”, acrescentou.

    E aponta o dedo a “activistas políticos” de promoverem estas notícias para provocar danos às “famílias trabalhadoras em particular e às economias de Angola e Portugal”.

    Para a sociedade detida pela empresária angolana, “notícias como aquelas que vieram a público nas últimas semanas, dando conta de insinuações sem qualquer fundamento e que, aliás, não tentam sequer alegar quaisquer factos ou acções menos próprias, não têm outro intuito que não seja manchar o nome das pessoas e entidades envolvidas, são promovidas por activistas no âmbito de uma campanha política”.

    E vai mais longe: “É de lamentar que estes actos irresponsáveis destes activistas políticos poderão provocar prejuízos às famílias trabalhadoras em particular e às economias de Angola e de Portugal”, acrescenta.

    A reacção da empresa controlada por Isabel dos Santos acontece depois de no passado sábado, 13 de Fevereiro, ter sido noticiado que a Comissão Europeia tinha questionado as autoridades portuguesas sobre a venda de 66,1% da Efacec à empresária angolana Isabel dos Santos, no âmbito da legislação europeia de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

    No mesmo comunicado, a empresa esclarece a Winterfell é detida pela sociedade Niara Holding e pela Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), sublinhado que “o facto de a ENDE ser uma entidade pública obrigou, de acordo com as regras de Direito Administrativo Angolano, ao cumprimento escrupuloso de um conjunto de procedimentos e formalidades”.

    “De igual modo”, continua, “a Senhora Eng.ª Isabel dos Santos é investidora na Niara Holding o que, de acordo com as várias regras e recomendações aplicáveis, incluindo pelas Directivas Europeias, levou ao cumprimento de um conjunto de regras e procedimentos questão, aliás, sempre cumprida em todas as interacções com instituições de crédito, Auditores, escritórios de advogados e outras entidades às quais seja aplicável a Directiva 2015/849 (ou, antes, o Regulamento EU 648/2012)”.

    “A entrada de capital angolano na Efacec foi essencial para reforçar financeiramente a empresa portuguesa, aumentar a sua capacidade de investimento e relançar a estratégia de internacionalização”, conclui. (Jornal de Negocios)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema