Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Primeiro vinho angolano já está à venda e chega a Portugal em breve

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    Chama-se Serras da Xxila e já é considerado o primeiro vinho “made in Angola” a chegar ao mercado local. E a Portugal “num pouco espaço de tempo”, segundo avançou ao DN/Dinheiro Vivo, Carlos Carneiro, administrador da Herdade de Santa Maria. Vinho angolano em Portugal? “Porque não? O nosso vinho tem qualidade”, responde o responsável, que destaca as críticas positivas de especialistas franceses e italianos, que já provaram e gostaram.

    Mas até lá, há ainda um longo caminho a percorrer no mercado angolano, onde o Serras da Xxila começou a ser vendido. Da produção de 2013 resultaram 70 mil garrafas, estando disponíveis no mercado cerca de 60 mil. “Primeiro temos de ver como vai ser recebido para depois decidir o que devemos melhorar no produto. E é o cliente que o diz”, explica Carlos Carneiro, frisando que “é da crítica que vem a auto-crítica.”

    Produzido e engarrafado na propriedade de Higino Carneiro, general do exército angolano e atual governador da província do Cuando Cubango, o Serras da Xxila é feito a partir da casta angolana Muzondo Menga Ixi, do Cuanza Sul. “É sobre esta base que estamos a produzir”, diz Carlos Carneiro. E como está no início, “é difícil estabelecer uma comparação com outros vinhos”, nomeadamente com o português, um dos mais exportados para Angola.

    Segundo dados da ViniPortugal, em 2014, Portugal vendeu para Angola 62,6 milhões de litros, no valor de 95,1 milhões de euros, sendo o segundo mercado mais importante de exportação, a seguir a França.

    Na nota de prova de Serras da Xxila consta que é um vinho com uma acidez de 4,19 e com um teor alcoólico de 15%. Fez o estágio em barrica de carvalho francês e americano durante um ano e é frutado com notas de framboesa, amoras e especiarias.

    Em breve, será lançado um vinho tinto reserva 2013, em estágio há três anos, produzido a partir de castas europeias como a Touriga Nacional, Malvechet, Alicante Bouchet, Pinot Noir e Cevenet Bavignon.

    “É com imensa satisfação que vemos o nosso vinho chegar ao mercado”, diz Carlos Carneiro, lembrando experiências anteriores de lançamento de vinhos que não tiveram sucesso. O clima e o solo são fatores extremamente importantes. “O projeto começou em 2007 justamente com a prospeção, que inclui estudos de solo e clima”, diz o responsável.

    E assim surgiu o rancho de Santa Maria com 17 mil hectares, dos quais 50 hectares são para vinhos e uva de mesa. Para o vinho a área anda entre os 17 e 22 hectares, com possiblidade de aumentar. E aí está-se a fazer nova replantação, com a casta angolana e com novas castas.

    O projeto, que tem a assssoria técnica brasileira e a industrial portuguesa, conta com um investimento total de 16 milhões de dólares desde 2008, valor que inclui a produção de outros produtos, nomeadamente o azeite, para o qual foram plantadas oliveiras, e ainda a pecuária, sobretudo gado bovino e caprino, instalados em 5 mil hectares.

    Mas do rancho de Santa Maria, está prevista, além de um vinho branco de 2014, a produção de aguardentes e licores de laranja, limão, café e maracujá. Tudo para o mercado interno, para já.

    Entretanto, no rótulo da garrafa de Serras da Xxila, Francisco Higino Carneiro assume que a produção de um vinho de qualidade em Angola é a realização de um sonho seu e da família. Nesste sentido, escreve: “Espero que tenham tanto prazer em bebê-lo como tivemos em produzi-lo.” (dinheirovivo.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema