Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Zaire: Responsável augura celeridade na inscrição de M’banza-Congo a património mundial

    (Angop)
    (Angop)

    M’banza-Congo – O director do gabinete do presidente da Câmara da Cidade Velha de Cabo-Verde, Apolinário das Neves, disse sábado, em M’banza-Congo (Zaire), acreditar que o processo de inscrição desta cidade a património mundial pela UNESCO será menos oneroso, dado o valor excepcional do seu património histórico.

    Na sua opinião, M’banza-Congo não precisa fazer o percurso de 18 anos, que demorou para se inscrever a cidade Velha de Cabo-Verde, já que o seu património histórico é muito mais rico.

    Apolinário Neves foi convidado pelas autoridades do Zaire para falar sobre as suas experiências, enquanto membro da comissão que trabalhou para a inscrição da cidade Velha a património mundial.

    Considerou “rico” o património histórico de M’banza-Congo, quando se dirigia aos presentes na cerimónia de abertura das actividades alusivas ao 53º aniversário do início da luta armada de libertação nacional, a assinalar-se no dia 4 de Fevereiro.

    Na ocasião, foram apresentadas as etapas do processo de preparação do dossiê de inscrição da cidade, trabalho à cargo de uma equipa de técnicos do Ministério da Cultura, na qual integram especialistas estrangeiros em arqueologia.

    A elaboração de um cronograma de actividades, no qual deverão constar os objectivos e as metas a atingir, assim como o reforço das condições financeiras e técnicas para um trabalho continuado dos estudos arqueológicos e arquitectónicos em curso na cidade de M’banza-Congo, entre outras, foram as sugestões deixadas por Apolinário das Neves.

    O projecto para que esta cidade possa ser património mundial teve início em 2007, com a realização, nesta cidade, de uma mesa redonda internacional, denominada M’banza-Kongo Cidade a Desenterrar para Preservar”. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema