Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Zaire: Comuna de Nkiende sem crianças fora do sistema de ensino

    (Angop)
    (Angop)

    M’banza Kongo – A comuna do Nkiende, município de M’banza Kongo, foi declarada hoje (domingo) como a primeira localidade da província do Zaire sem crianças fora do sistema normal de ensino, pelo governador José Joanes André.

    O governador do Zaire fez este anúncio após ter inaugurado uma nova escola primária com 16 salas de aula naquela localidade, com capacidade de acolher mil e 440 alunos, em dois períodos.

    O novo estabelecimento de ensino, devidamente apetrechado, conta também com área administrativa, sala de informática, biblioteca e três balneários.

    Com a entrada em funcionamento da nova escola, Nkiende passa a contar com 54 salas de aula, num total de 10 escolas, nove das quais do ensino primário e uma do primeiro ciclo do ensino secundário, que vão absorver quatro mil e 860 crianças.

    Na ocasião, foram igualmente inauguradas duas residências de tipo T3, devidamente mobiladas, destinadas para os professores que vão leccionar no mesmo estabelecimento escolar.

    Ainda no Nkiende, Joanes André inaugurou também uma capela da Igreja Católica, reabilitada pelo Governo, e duas residências, para o administrador comunal e o seu adjunto.

    Antes da sua deslocação ao N’kiende, comuna que dista a 30 quilómetros ao sudoeste de M’banza Kongo, o governador do Zaire procedeu à entrega de cinco residências do tipo T3 a quadros do governo, localizadas no bairro 11 de Novembro.

    Para atender as necessidades dos demais técnicos do seu pelouro, Joanes André inaugurou também um condomínio com 15 residências, das quais cinco são de tipologia T3 e 10 outras do tipo T2.

    O governador passou também pela ponte sobre o rio Lueji, desabada há três dias, para testemunhar a chegada e o descarregamento da nova ponte metálica, que deverá ser instalada no local onde se encontrava a antiga, num prazo de oito dias.

    De acordo com o director provincial do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Manuel Diangani, em declarações à Angop, a nova ponte terá 33 metros de comprimento e quatro de largura, com a capacidade de suportar 40 toneladas.

    A ponte sobre o rio Lueji separa a cidade de M’banza Kongo da comuna de Madimba, parte sul do município.

    As visitas e inaugurações enquadraram-se nas festividades do 38ºaniversário da independência nacional, a ser assinalado nesta segunda-feira, dia 11 de Novembro, cujo acto político provincial terá lugar na sede municipal do Tomboco, que dista a 150 quilómetros a sudoeste de M’banza Kongo. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema