Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Vida TV e TV Record África encerradas: Zap Viva passa à esfera do Estado e garante ter tudo legalizado para regresso em breve

    O canal Zap Viva, suspenso em Abril pelo Governo sob alegação “inconformidades legais”, anunciou esta terça-feira que já cumpre todos os requisitos legais e que vai retomar a emissão “em breve”. A medida surge depois da Procuradoria-Geral da República ter entregue a gestão das empresas Zap Media SA e Finstar, ligadas à empresária Isabel dos Santos, ao ministério que tutela a comunicação social em Angola.

    Num comunicado enviado à Camunda News, sem revelar datas prováveis, a Zap informa “que estão finalmente observados todos os requisitos legais junto da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional, realçando que, deste modo, estão reunidas as condições para que a emissão do Canal Zap Viva na grelha da ZAP em Angola retome o mais breve possível.

    O canal Zap Viva foi suspenso, no mesmo período com a Vida TV e a Record TV África, em Abril de 2021 por alegadas irregularidades, numa altura que analistas angolanos apontavam para uma medida mais política do que administrativa, sendo que, a VIDA TV e a Zap Viva estavam ligadas a Tchizé e Isabel dos Santos, filhas do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

    Logotipos da Record TV, Zap Viva e Canal Vida TV.
    (Arte de Tarcísio Vilela)

    Luísa Rogério, Presidente da Comissão da Carteira e ética dos Jornalistas, na altura, em entrevista à Camunda News mostrou-se descontente com a medida.

    Por outro lado, a jornalista que durante muitos anos dirigiu o sindicato dos jornalistas angolanos disse que o encerramento dos órgãos de comunicação social contrasta com as políticas e promessas gizadas pelo Presidente da República João Lourenço.

    Em Janeiro do ano em curso, a Procuradoria-Geral da República anunciou a entrega da gestão das empresas Zap Media SA e Finstar, pertencentes à empresária Isabel dos Santos, ao Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social, depois de ter sido anunciado que do canal ter encerrado as suas portas em definitivo e colocado no desemprego centenas de funcionários.

    A Vida TV fechou portas em Julho de 2021, deixando no desemprego mais de 300 profissionais.

    De referir que as participações de Isabel dos Santos na Zap e noutras empresas constituídas em Angola, supostamente com fundos públicos, foram arrestadas em Dezembro de 2019.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema