Domingo, Junho 2, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Via de acesso ao túmulo de Savimbi no Andulo está degradada

    O presidente da UNITA, isaías Samakuva, está preocupado com a degradação da ponte sobre o rio Kuime, que dá acesso à localidade de lopitanga, no município do andulo (Bié), onde serão sepultados os restos mortais de Jonas Savimbi, líder fundador do partido

    A informação foi prestada a OPAÍS pelo secretário da presidência para a comunicação e marketing da UNITA, Lourenço Bento, que cita Samakuva que esteve na passada semana em Lopitanga, para constatar os trabalhos da construção do túmulo de Jonas Savimbi.

    O responsável informou que o líder da UNITA inspeccionou a ponte sobre o rio Kuime, assente sobre uma estrutura de madeira antiga e frágil, e que pode ser um risco para a segurança pública, a julgar pelo movimento de veículos que se espera. Além disso, a via é estreita, precisando de ampliação.

    Devido ao avançado estado de degradação, Isaías Samakuva manifestou a sua preocupação às autoridades da Administração local, mas estas garantiram que a situação foi já reportada a quem de direito para dar solução.

    Além da ponte, Samakuva defendeu também o melhoramento da via do Andulo ao Lopitanga, comuna de Chivaulo, numa altura em que se aproxima a data para se dar um enterro condigno a Jonas Savimbi. Apesar de não avançar o dia, Lourenço Bento disse que está mais próximo, e está condicionado à chegada dos resultados dos exames do ADN enviado à África do Sul e à Argentina.

    Túmulo

    Informou que o túmulo, cujas despesas de construção estão a ser suportados pela direcção da UNITA, está em fase de conclusão, restando pequenos trabalhos de aprimoramento. Este túmulo está a ser erguido num cemitério de família, onde estão enterrados já os pais de Jonas Savimbi, e em Setembro do ano passado foi sepultado um sobrinho seu e antigo vice-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas(FAA).

    Trata-se do general Arlindo Chenda Pena (Ben Ben), falecido a 19 de Outubro de 1999, por doença, na África do Sul, numa altura de divergências entre o Governo angolano e a UNITA, e as autoridades sul-africanas decidiram, na altura, embalsamar o seu corpo e lacrar numa urna própria para que a qualquer momento a família pudesse reclamar o seu repatriamento para Angola.

    Intervenção do Governo

    A vinda do corpo de Ben Ben a Angola resultou de um pedido apresentado pela UNITA, tendo o Presidente da República, João Lourenço, escrito ao seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, solicitando a exumação e o respectivo repatriamento do corpo do general Ben Bem.

    Morte de Savimbi

    Jonas Savimbi morreu em combate a 22 de Fevereiro de 2002, no Lucusse, província do Moxico, entre as FALA, antigo braço armado da UNITA e as forças governamentais (FAA). Nesta visita de constatação, o presidente da UNITA fez-se acompanhar de membros da Comissão Executiva Nacional das Exéquias de Jonas Savimbi, entre os quais Lukamba Paulo (Gato), membro do Comité Permanente da Comissão Política(CPCP), órgão decisório desta força política.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas considera ‘positiva’ nova proposta israelita para trégua em Gaza

    O Hamas afirmou nesta sexta-feira (31) que a nova proposta israelita para um cessar-fogo em Gaza é “positiva”, depois...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema