Domingo, Junho 16, 2024
23.4 C
Lisboa
More

    Universidade Kimpa Vita projecta criação de um jardim botânico

    Universidade Kimpa Vita Foto: D.R
    Universidade Kimpa Vita
    Foto: D.R
    O reitor da Universidade Kimpa Vita, Carlos Diakanamua, anunciou hoje, em Ndalatando, província do Kwanza Norte, que a instituição tem actualmente em curso um projecto direccionado à criação de um jardim botânico, visando o reforço da investigação científica em várias áreas do saber.

    O responsável proferiu tal depoimento quando falava hoje na aberta da I Conferência Internacional da Universidade Kimpa Vita, que decorre em Ndalatando, sob o lema “Universidade como propulsora do desenvolvimento das províncias do Kwanza Norte e Uíge”, tecendo constar ainda do projecto da universidade, a criação de um laboratório de pesquisa no domínio de saúde comunitária, para além da implementação de uma fazenda experimental, realização de pesquisas de plantas medicinais, entre outras acções ligadas ao campo de investigação científica

    Carlos Diakanamua esclareceu que as referidas iniciativas visam demonstrar a aposta da instituição em ter a investigação científica como prioridade no seu campo de actuação.

    Realçou o incentivo da instituição a todos aqueles que continuam a acreditar no crescimento sustentável da Universidade Kimpa Vita que pretende estar cada vez mais próxima da comunidade e apostada no reforço da criação de condições que permitam reter os seus quadros na região.

    O responsável aproveitou ainda a ocasião para enaltecer os ganhos dos 11 anos de paz alcançados por Angola, cujos principais efeitos traduziu-se na expansão do ensino superior em todo país, com realce para a VII região académica representada pela Universidade Kimpa Vita e que compreende as província do Uíge e Kwanza Norte, graças aos esforços do governo direccionados ao sector do ensino superior.

    Pedro Diakanamua disse que para o presente ano lectivo, a instituição que dirige tem matriculados 4.881 estudantes em diversos cursos, dos quais 1.625 admitidos pela primeira vez, sendo mais de duzentos candidatos oriundos dos municípios do interior das províncias do Kwanza Norte e do Uíge.

    Ainda de acordo com o responsável, a instituição funciona no presente ano lectivo com cerca de 136 docentes, dos quais 25 porcento possuem o grau de doutor, enquanto que 20 professores encontram-se a finalizar o curso de mestrado em Portugal e França em diversas áreas do saber.

    Da abertura da referida conferência, com término previsto ainda para hoje, participaram o governador do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, o ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, entidades dos governos do Kwanza Norte e do Uíge, docentes e população académica.

    Com sede na província do Uíge, a Universidade Kimpa Vita, criada em 2011, compreende a VII Região Académica de Angola que congrega igualmente a província do Kwanza Norte.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema