Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    UNICEF alerta para milhões de crianças afectadas pelas monções no sul da Ásia

    As chuvas que têm provocado destruição de casas no Nepal, Índia e Bangladesh afectaram, pelo menos, cinco milhões de crianças e causaram a morte a quase 100, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

    “Milhões de crianças têm visto as suas vidas transtornadas pelas chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra”, afirmou, em comunicado, o director regional da UNICEF para o sul da Ásia, Jean Gough.

    Nestes países, escreve a Lusa, pelo menos 93 crianças foram mortas por causa das chuvas, de acordo com os dados da organização internacional.

    Depois de mais de uma semana de chuvas torrenciais, a UNICEF estima que “mais de 12 milhões de pessoas, incluindo cinco milhões de crianças, foram afectadas”.

    À medida que as chuvas do período de monções continuam, “esses números provavelmente aumentarão”, advertiu o responsável.

    O maior número de vítimas é na Índia, com mais de 10 milhões de pessoas, entre elas 4,3 milhões de crianças, principalmente nos Estados de Bihar, partes de Uttar Pradesh, no norte do país, Assam e outros Estados do nordeste.

    No Nepal, a organização estima que 68.666 pessoas foram deslocadas pelas chuvas, incluindo perto de 29 mil crianças.

    Na região dos Himalaias, “morreram 88 pessoas, 47 crianças (15 raparigas e 32 rapazes), 31 pessoas estão desaparecidas e 41 feridas”, indicou Gough.

    As regiões centro e sudeste do Bangladesh têm sido as mais afectadas, com mais de 2 milhões de pessoas desalojadas pelas enchentes, incluindo 700.510 crianças.

    Estes incidentes meteorológicos são comuns no sul da Ásia na época de mais intensidade das chuvas de monção, entre Julho e Agosto, quando costumam deixar centenas de mortos e milhões de afectados na região.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema