Domingo, Abril 28, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Último líder da União Soviética: Morreu Mikhail Gorbatchov aos 91 anos

    Morreu nesta terça-feira, Mikhail Gorbatchov, o último líder da União Soviética, aos 91 anos, devido à doença.

    O gabinete do antigo presidente da URSS tinha divulgado que Gorbachev se encontrava internado no hospital em tratamento por hemodiálise.

    “Mikhail Gorbachov morreu esta noite, depois de doença grave e prolongada”, noticiou o Hospital Clínico Central da Rússia em comunicado citado pela agência noticiosa russa Interfax.

    Gorbatchov foi responsável por vários acordos com o ocidente que culminaram no desmantelamento da chamada “cortina de ferro” que dividia a Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.

    De origem russa e ucraniana, Gorbatchov assumiu em 1985, então com 54 anos, a liderança do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética.

    Entre 1985 e 1991, Gorbatchov foi o oitavo líder e primeiro e último presidente da União Soviética, tendo lançado diversas reformas políticas e económicas que resultaram na queda do Muro de Berlim e na dissolução da antiga União Soviética.

    Foi um dos principais responsáveis pelo fim, sem derramamento de sangue, da Guerra Fria que dominou a segunda metade do século XX, o legado de Gorbatchev é controverso na Rússia.

    As suas “Glasnost” (política de abertura) e “Perestroika” (reestruturação económica) criaram as bases para a democracia no país.

    Em 2021, por ocasião do seu 90.º aniversário, Gorbachev afirmou que a grande causa da sua vida foi a “perestroika”, o processo de mudanças que impulsionou em 1985 enquanto líder do Partido Comunista.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema