Segunda-feira, Abril 29, 2024
13 C
Lisboa
More

    Transtorno mental atinge mais de dois porcento da população

    O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma doença crónica que atinge cerca de 2,5 porcento da população no país e tem o pico de incidência na infância considerou hoje, terça-feira, em Luanda, a psicóloga clínica Paula Rocha.

    Em declarações à Angop a propósito das doenças psicológicas, a especialista fez saber que este transtorno é o quarto mais frequente seguido das dependências químicas, depressão e fobias.
     
    “O maior problema é o desconhecimento da doença que faz com que o tempo passado entre os primeiros sintomas até a procura de ajuda, pois muitas vezes este transtorno costuma a ser encarado como uma mania, dificulte um diagnóstico precoce”, disse.
     
    Segundo a fonte, TOC apresenta comportamentos psicológicos que geram muitos conflitos, porque pode parecer absurdo ou ridículo para o próprio indivíduo portados da doença e mesmo assim são incontroláveis, repetitivos e persistentes.
     
    Acrescentou que a pessoa é dominada por pensamentos desagradáveis de natureza sexual, religiosa, agressiva, entre outros, que são difíceis de afastar de sua mente, parecem sem sentido e são aliviados temporariamente por determinados comportamentos. 
     
    Sublinhou que o tratamento deve ser individualizado, dependendo das características e da gravidade dos sintomas que o paciente apresenta, utiliza-se a psicoterapia de orientação dinâmica ou cognitivo-comportamental associada com tratamento farmacológico (antidepressivos) em doses bem elevadas.
     
    A psicóloga clínica referiu que em casos de resistentes às terapias convencionais e naqueles em que há a concomitância com sintomas delirantes, a associação com medicações antipsicóticas pode ser feita com melhor resposta.
     
    O TOC consiste em pensamentos recorrentes caracterizados por serem desagradáveis, repulsivos e contrários a índole do paciente, não são controláveis pelos próprios pacientes e causam significativa perda de tempo, sofrimento pessoal e queda no rendimento em actividades.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema