Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Timor-Leste em destaque no 6º Fórum Brasil África

    Numa nota enviada à nossa redacção, faz saber do destaque da participação de Timor-Leste no 6º Fórum Brasil-África. Leia na integra:

    As boas experiências de Timor-Leste no combate à pobreza, promoção da paz, direitos humanos e empoderamento de jovens vão estar em destaque no 6º Fórum Brasil África com a participação de José Ramos-Horta e Hélder da Costa como palestrantes.

    O 6º Fórum Brasil África vai ser realizado nos dias 22 e 23 de Novembro em Salvador, Bahia, Brasil, com o tema “Empoderamento Juvenil: transformação para alcançar o desenvolvimento sustentável”.

    Ex-presidente de Timor-Leste, Prémio Nobel da Paz e referência mundial na luta pela promoção dos direitos humanos, Dr. José Ramos-Horta vai compartilhar experiências na sessão “Conheça o Ícone”, com o tema “O papel dos jovens na promoção da democracia e da paz”.

    “As relações Brasil-África são extremamente importantes pela história, pela ligação geográfica, pela solidariedade humana. O Brasil pode fazer ainda mais essa ponte atlântica entre o continente americano e o continente africano. Com grande prazer vou contribuir com o debate de ideias sobre o tema, que é extremamente importante, que é o empoderamento da juventude. Espero que possam surgir novas contribuições para os poderes políticos, seja no Brasil, seja no mundo, para poder concretizar o que se fala ao longo de tantos anos em fóruns internacionais, nas Nações Unidas e outros, sobre o empoderamento da juventude”, declara Ramos-Horta.

    Secretário Geral do g7+, associação de 20 países afectados por conflitos no Pacífico, na Ásia, na África e no Caribe com sede em Díli, Timor-Leste, Dr. Hélder da Costa vai participar da sessão “Parcerias de alto nível”.

    “É um tema importantíssimo para o grupo do g7+, porque estamos a lidar com a camada jovem da nossa sociedade. Por isso, identificar, discutir e procurar soluções para o papel dos jovens nos países pós-conflito nomeadamente seria um passo bastante significativo para nós e também para a humanidade”, afirma Dr. Hélder da Costa.

    O 6º Fórum Brasil África deve reunir 300 representantes de governos, empresas, universidades e potenciais investidores para trocar experiências e gerar boas oportunidades para jovens no Brasil e em países africanos. Entre as várias organizações que apoiam o evento estão o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD), o Centro de Excelência Contra a Fome, o Forum for Agricultural Research in Africa (FARA), o African Export-Import Bank (AFREXIMBANK), a UNITAID e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

    O Instituto Brasil África (IBRAF), realizador do Fórum Brasil África, é uma entidade jurídica e sem fins lucrativos com sede no Brasil e em Gana. O objectivo do IBRAF é garantir uma aproximação sociopolítico-cultural entre o Brasil e o continente africano, com foco na promoção do desenvolvimento sustentável, da paz, da cidadania, dos direitos humanos e da democracia. Para atingir seus objectivos, o Instituto realiza estudos, pesquisas, debates e outros projectos com vistas ao desenvolvimento de tecnologias alternativas, produzindo e disseminando informações e conhecimentos técnicos e científicos.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema