Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Taxas de mortalidade por Paludismo reduzem em 50% no Huambo

    Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Antonio Escrivao)
    Ministro da Saúde, José Van-Dúnem (Foto: Antonio Escrivao)

    O Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, disse quinta-feira, em Luanda, que a província do Huambo conseguiu reduzir, em mais de 50 porcento, as taxas de mortalidade e de morbilidade pelo paludismo, nos últimos três anos.

    José Van-Dúnem falava à Angop, no aeroporto de Luanda, momentos após o seu regresso do Huambo, onde participou na cerimónia de abertura do VI Conselho Consultivo alargado da Direcção Provincial e de ter inaugurado,  entre outras infra-estruturas, um laboratório de entomológica, para permitir o estudo das diferentes vidas de mosquitos, quer os que provocam o Paludismo, quer os que provocam a Dengue.

    “A província tem uma história de sucesso no combate ao paludismo, baixou drasticamente a mortalidade e também a morbilidade, nos últimos três anos, e este laboratório vem refinar essa luta contra a doença”, frisou.

    Ao falar das diferentes infra-estruturas inauguradas pelo Ministério da Saúde, nos últimos tempos, José Van-Dúnem esclareceu que o executivo estabeleceu um programa, com metas muito rígidas, que tem que ser cumprido.

    “O programa preestabelecido é um programa quinquenal e o que não se fizer agora, nos primeiros tempos, dificilmente se poderá fazer, e o objectivo é fazer com que os recursos proporcionem o máximo de resultados possíveis”, revelou.

    O Programa Nacional de Desenvolvimento Sanitário, 2012-2017, visa esbater as assimetrias e criar infra-estruturas funcionais, para actuar ao nível das determinantes sociais da saúde como o programa água para todos, o programa de desenvolvimento rural e promoção da mulher, entre outros. (

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema