Sábado, Maio 4, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    José Dias: O maior desafio é velar pela competência técnica

    José Dias, bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola. Foto: Vigas da Purificação
    José Dias, bastonário da Ordem dos Engenheiros de Angola.
    Foto: Vigas da Purificação

    A Ordem dos Engenheiros de Angola (OEA) tem objectivos estratégicos que passam pela consolidação da instituição, melhorar a organização da estrutura, definir actividades, de forma a utilizar os apoios e os recursos existentes.

    O bastonário José Dias garan­tiu trabalhar para a promoção da engenharia através da qua­lidade, da competência e da excelência nos aspectos éticos profissionais, além de apoiar o profissional de engenharia como vector do desenvolvimento, bem como melhorar a atractividade da instituição junto dos enge­nheiros angolanos.

    Uma das maiores apostas será zelar pela formação con­tínua dos engenheiros.

    Registo

    Actualmente, a ordem con­trola dois mil e quinhentos engenheiros inscritos naquela associação sócio-profissional de engenharia.

    Desde a nossa independên­cia, o país conseguiu univer­salizar o acesso àeducação de base e universitária. No entanto, segundo a fonte, existe um senão: não se pode fazer um avaliação do ensino superior (cursos de engenharia) sem ter em consideração os outros sub­sistemas de ensino. Na maior parte, os estudantes vêm mal preparados do ensino de base e do médio, devido ao baixo nível da maioria dessas escolas e da má formação de alguns profes­sores. Este facto repercute-se de forma dramática no nível de qualificação de mão-de-obra disponível no país.

    Formação intensiva

    Este é um problema crucial que precisa de ser enfrentado para que Angola possa dar o salto tec­nológico e de cidadania, ambos necessários para impulsionar o seu desenvolvimento pleno.

    “Não bastam, apenas, enge­nheiros bem formados e em quan­tidade adequados. O país precisará, também, de um bom contingente de técnicos básicos e médios bem preparados para enfrentar os desa­fios do desenvolvimento e do cres­cimento”, disse.

    O bastonário referiu que no país têm surgido de forma cres­cente instituições privadas, algumas delas sem a qualidade necessária para leccionarem engenharia.

    Reforço das capacidades

    José Dias, que possui formação básica em engenharia com mes­trado e pós-graduação em áreas de gestão e técnica, afirmou que os engenheiros e os técnicos médios são personagens-chave no processo de transformação de conhecimento em inovação e actores imprescindíveis na imple­mentação dessas inovações nos sistemas produtivos.

    “As nações que mais crescem no mundo hoje têm na engenha­ria e na inovação os seus pila­res de sustentação”, afirmou José Dias, para quem há neces­sidade de adopção de políticas consistentes para impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Ele é de opinião que as aulas de laboratório devem ser encaradas como uma excelente oportuni­dade para verificação da teoria. O esforço de formação de mais engenheiros completa o quadro que distingue a América Latina da Ásia emergente. MATEUS CAVUMBO (jornaldeeconomia.ao)

    Publicidade

    spot_img

    2 COMENTÁRIOS

    1. O Espero que continn assim desenvolvendo actividade de ordem de Eng. em todas as Provinciais de Angola.

      Un saludo.
      David Calenga

    2. Senhores, bom dia!
      Por gentileza, gostaria de entrar em contato com o Eng. José Dias. Conheci-o em Ouro Preto, à época em que eu cursava Engenharia Geológica, quando ele, juntamente com outros angolanos (Alexandre, Rui, Félix…), estavam fazendo uma especialização na Escola de Minas.
      Desde já agradeço

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema