Segunda-feira, Junho 17, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Sociedade deve engajar-se mais na redução da violência no género

    Luanda – A Secretaria de Estado do Ministério da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), Ana Paula Neto pediu hoje (terça-feira), em Luanda, a todos actores da sociedade civil e aos encarregados de educação em particular mais engajamento para redução dos casos de violência no género, com destaque para a doméstica, a nível nacional.

    Secretária de Estado do Minfamu, Ana Paula Neto (Foto: Lino Guimaraes)
    Secretária de Estado do Minfamu, Ana Paula Neto (Foto: Lino Guimaraes)

    A responsável falava durante o acto de abertura do Workshop sobre Violência de Género no âmbito  da jornada “Março Mulher”, tendo defendido ser necessário que a sociedade deve empenhar-se cada vez mais  para inverter o quadro actual que se está a registar.

    Referiu que a degradação dos valores da família e da sociedade, consubstanciado na conduta indecorosa de alguns dos seus membros, no machismo exacerbado e o desconhecimento da lei continua a ser preocupação do executivo local.

    Ana Paula Neto frisou que com a aprovação da lei nº 25/11 de 14 de Julho contra a violência doméstica e o seu regulamento como instrumento legais tornou-se essencial para alcançar o desiderato de uma família equilibrada e uma sociedade com padrões comportamentais de realce.

    Segundo a responsável, as crianças e jovens  devem sentir que pertencem a uma família e que  é a base da sociedade, que corresponde certamente ao conceito típico das agremiações africanas.

    Sublinhou que a prevenção do combate à violência doméstica e a promoção da igualdade de género vai continuar a merecer a atenção do sector.

    Durante o evento, que ainda hoje termina, será apresentado o ponto de situação da violência doméstica em Angola, questões sobre Direitos Humanos, a importância e os avanços alcançados na igualdade, bem como a equidade de género no país.

    A promoção da capacidade da mulher como instrumento de redução da violência de género, a experiência portuguesa no apoio às vitímas de violência doméstica e a moralização das famílias no resgate de valores, constam igualmente da agenda do workshop, que decorre no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países.

    O  workshop está a centrar -se essencialmente na análise do papel das instituições ligadas ao combate à violência e a igualdade de género em Angola, sobretudo no que tem vindo a desenvolver visando o reforço das parceria e trocas de experiências sobre a matéria.

    O encontro conta com a participação do corpo directivo do Ministério da Família e Promoção da Mulher, representantes de departamentos ministeriais do Executivo, de algumas embaixadas convidadas, das Agências das Nações Unidas e parceiros sociais do Governo de Angola. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema