Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Sector social vai continuar a ser prioridade na Lunda Norte

    Dundo – O governo da província da Lunda Norte vai, no ano económico 2023, colocar no topo das suas prioridades, a expansão da rede escolar, da energia eléctrica e água potável e a melhoria dos serviços de saúde.

    O governo da província da Lunda Norte vai, no ano económico 2023, colocar no topo das suas prioridades, a expansão da rede escolar, da energia eléctrica e água potável e a melhoria dos serviços de saúde.

    Esta afirmação foi feita (segunda-feira), no Dundo, pela governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, quando perspectivava o ano económico 2023, sublinhando que o governo pretende igualmente, dar uma assistência condigna aos idosos, sobretudo os sem abri

    Informou que actualmente, estão em construção 23 escolas , um total de 233 salas de aulas, que vão reforçar o sector da Educação no primeiro semestre de 2023, o que vai contribuir na inserção de um número considerável de crianças e adultos no sistema normal de ensino, pela primeira vez.

    Actualmente, a província conta com 208 escolas, um total de 1.459 salas de aulas, asseguradas por 5.885 professores.

    Sublinhou que a conclusão dos hospitais maternos infantis nos municípios de Cambulo e Xá-Muteba e Municipal do Lóvua, com cerca de 100 camas, vai melhorar os serviços de saúde e evitar evacuações de pacientes.

    Disse ser objectivo do governo local, implementar serviços especializados na Lunda Norte, com realce para a hemodiálise, para evitar que os cidadãos se desloquem permanentemente noutros pontos do país.

    Para tal, esforços estão a ser empreendidos, junto do Governo central, para o início, em 2023, das obras do futuro Hospital Geral do Dundo, com mais de 200 camas, que contará com serviços especiais como a hemodiálise, mamografia e cardiologia. Será uma unidade com salas para cuidados intensivos, pediatria, entre outros.

    Disse, por outro lado, que o governo local está a envidar esforços para a conclusão, em 2023, das obras do Lar da 3ª idade, com 34 dormitórios, para albergar 68 idosos, um consultório, sala de lazer, entre outras áreas.

    No sector da energia, a governante augura que se conclua a primeira fase das obras de reabilitação e ampliação da barragem do Luachimo, nos prazos previstos, visando a estabilização no fornecimento do produto.

    A primeira fase do projecto, prevê a produção de 16.4 megawatts de energia eléctrica, das 34.8 previstas, a serem geradas por duas das quatro turbinas previstas.

    A província da Lunda Norte, com quase um milhão de habitantes, resulta da divisão da antiga província da Lunda, a 4 de Julho de 1978. Está localizada no Leste do país e é constituída pelos municípios de Chitato (capital política e económica), Cambulo, Caungula, Cuilo, Cuango, Capenda Camulemba, Lucapa, Lubalo, Lóvua e Xá-Muteba.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema