Quinta-feira, Maio 2, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Saúde apresenta plano de prevenção da transmissão do VIH

    O plano operacional provincial 2019-2021 de prevenção da transmissão do VIH de mãe para o filho foi apresentado às esposas dos administradores municipais e comunais do Moxico, pelo departamento provincial da saúde e controle de endemias.

    Segundo escreve Angop, lançado oficialmente em Dezembro de 2018, no estádio Mundunduleno do Luena, pela primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, o projecto, a nível local, é liderado pela mulher do governador provincial, Teresa Barcelos.

    O plano operacional compreende diversas fases de prevenção primária, mobilização e treinamento das autoridades tradicionais, entidades religiosas, entre outras franjas da sociedade, para combater os tabus e mitos existentes em torno da doença nas comunidades.

    O projecto visa igualmente incentivar as gestantes para aderir aos serviços de aconselhamento e testagem voluntária, bem como prevê treinar activistas para acompanharem as mulheres grávidas e os bebés antes e depois do parto, nas unidades sanitárias e suas residências.

    O tratamento pediátrico, rastreio das crianças, testagens contínuas nas unidades sanitárias e a reactivação do projecto Juventude Informada, Responsável e Organizada (JIRO) consta também do plano para ajudar as pessoas afectadas com VIH/Sida a beneficiar o apoio psicossocial.

    O plano, que envolve toda sociedade, visa eliminar a transmissão do vírus através do corte vertical, para a redução da morte materno – infantil por VIH, até 2022 no país.

    Para se alcançar os objectivos almejados, o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, apelou as mulheres a ter maior dinamismo e capacidade mobilização das comunidades.

    Dados do Departamento Provincial de Saúde Pública indicam que durante o primeiro trimestre do ano em curso, o sector diagnosticou quatro mil e 524 gestantes, das quais 159 seropositivas que já aderiram ao tratamento com a terapia anti-retroviral.

    Das duas mil e 659 mulheres não gestantes diagnosticadas no mesmo período, 349 tiveram resultado positivo, das quais 245 aderiram ao tratamento com anti – retroviral.

    Actualmente 2,1 milhões de crianças vivem no mundo com HIV, sendo que 1,4 milhões estão localizados em África, das quais 27 mil residem em Angola.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chuvas afetam fase final da safra de soja e milho do Rio Grande do Sul

    As chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul trouxeram prejuízos para lavouras de soja e milho, ainda que a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema