Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    São Tomé e Príncipe será sede dos IX Jogos da CPLP em 2014

    São Tomé e Príncipe será a sede dos 9ºs Jogos Desportivos da CPLP, marcados para 2014, segundo decisão da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto dos países membros, realizada em Mafra (Portugal), nos dias 6 e 7 de Julho.

    De acordo com o comunicado final, os ministros responsáveis pela juventude e pelo desporto da CPLP regozijaram-se pelo protagonismo dos seus países “em acontecimentos desportivos de notável importância nos diferentes contextos em que se enquadram”.

    Nesse sentido, mostraram-se satisfeitos pelo desempenho de Angola no Campeonato Mundial de Andebol realizado no Brasil, em Janeiro de 2012, onde falhou a qualificação às meias-finais, ao perder com a Dinamarca por 23-28; e pela organização do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, em 2013.

    A Conferência declarou-se ainda agradada pelo facto do Brasil acolher, em 2014, o Campeonato Mundial de Futebol e, em 2016, os Jogos Olímpicos; bem como pelo facto de Moçambique ter organizado os X Jogos Africanos, realizados em Setembro de 2011, e pelo desempenho de Portugal no Europeu de Futebol – 2012 que teve lugar na Ucrânia e na Polónia.

    Os ministros participantes decidiram ainda pela institucionalização do prémio de ética desportiva dos Jogos Desportivos da CPLP, assim como adoptaram o “plano estratégico para a juventude da CPLP 2015 e além”, proposto pelo Fórum da Juventude da CPLP.

    Ainda no capítulo da juventude, decidiram que o Brasil acolherá a sexta Bienal de Jovens Criadores da CPLP, em 2013 e aprovaram a proposta de Portugal para criação do “Cartão Jovem CPLP”, como instrumento promotor e facilitador da mobilidade dos jovens no espaço da comunidade.

    Os responsáveis pela juventude e pelo desporto da CPLP dispuseram-se em aprovar a proposta de criação de uma Confederação Lusófona de Treinadores desportivos e a avaliar e promover internamente as condições necessárias para a criação e desenvolvimento de associações, federações ou confederações nacionais de treinadores.

    Angola esteve representada no evento pelo vice-ministro para a área da Juventude, Job Castelo Capapinha.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema